O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Conteúdo de   Home :: 

Cascas, folhas e talos: do descarte à estrela principal de receitas criativas

27/08/2019 14:02     04/09/2019 15:35

A edição de 16 de agosto de 2019 do caderno Gourmet traz dicas de aproveitamento total de alimentos. Confira:

A casca da banana possui três vezes mais potássio do que a polpa da fruta. Mas você pode estar se perguntando: é possível comer a casca da banana? Sim, com inúmeras opções: seja na massa de bolo ou panqueca, picadinha em um refogado de legumes com carne ou na farofa... é um verdadeiro desperdício jogar no lixo uma opção tão rica em nutrientes. O uso integral de alimentos além de evitar o desperdício, pode ser um grande aliado à saúde.
Assim como a casca da banana, há um grande número de outras frutas e legumes que permitem o uso integral do alimento. Da mesma forma que as cascas, folhas e talos, tão desprezados na grande maioria das cozinhas, são ingredientes não convencionais, mas riquíssimos em nutrientes.
De acordo com a nutricionista Priscilla Rohmann Rosa, do Programa Mesa Brasil Sesc/RS, o freezer e o congelador são grandes aliados na luta contra o desperdício. Ao fazer uma receita com agrião, couve, espinafre ou salsinha, por exemplo, é possível congelar os talos para futuras receitas, caso não haja tempo ou mesmo quantidade suficiente para uma nova receita, já que a mistura de diferentes alimentos é viável.
"Para quem está iniciando neste conceito de aproveitamento integral dos alimentos, o mais fácil é começar pelo básico, consumindo as cascas da cenoura, batata e beterraba, por exemplo. Não esquecendo a moranga, que é tão difícil de descascar e sua casca é deliciosa", destaca Priscilla.
Para congelar talos e folhas, basta armazenar o alimento já limpo. É aconselhável que ele seja picado e que permaneça no freezer por até 30 dias. Tal prazo não significa que o produto estrague. Apenas é uma garantia para manutenção de todos os seus nutrientes e sabor.
A nutricionista do Programa Mesa Brasil Sesc/RS revela aqui três receitas muito fáceis de serem preparadas. Use a criatividade e mãos à obra!!

Comentários