Conteúdo de Blogs#Julio Gostisa ::
Expointer é pura vida, vinho & arte!
Uma das coisas boas da vida, e que notamos quando começamos a perder amigos queridos muito cedo, é que precisamos aproveitar a vida com quem amamos enquanto estamos na Terra.
Por isso mesmo na terça-feira passada tomei uma decisão maluca e peguei minha pequena no colégio e fui caminhar com ela na Feira Expointer, em Esteio. Isso mesmo, menos pessoas, menos trânsito e uma tarde de sol lindo! Why not?
Tenho memórias lindas desta feira de quando eu era uma criança, muito sol, mosquitos, chuva, cheiro de cavalos, muitas vacas, ovelhas de todos os tamanhos, no passado alguns porquinhos, muita comida e passeios de final de semana com meus pais. Naquela época, o comércio e varejo dentro da feira eram menores, mas hoje temos boas opções. A feira cresceu muito.
Tínhamos que sempre entrar pela frente e visitar as tendas coloridas que foram construídas por estrangeiros e deixadas no parque de exposição como brinde e cartão de visitas para a cidade. Eu me sentia muito orgulhoso por ser gaúcho e adorava aqueles passeios. Gente por todos os lados, famílias, namorados, empresas e expositores ansiosos por fazer bem seu trabalho.
Mas como esta coluna é feita para falarmos de vinhos, não poderia deixar de mencionar uma excelente dica e lançamento exclusivo que aconteceu na Expointer, na semana passada. Estamos falando do vinho Villa Matarazzo – Edição Brasil – Lote 01 – Campanha Gaúcha de safra 2108 produzido pela Vinícola ReD, de Rosário do Sul. Vejam que no rótulo aparece um lindo cavalo crioulo da artista plástica canadense Sophie Broulliet, que resume, para mim, toda a força desta raça e da Feira Expointer. Serenidade e postura que representam bem esta linda raça!
Bons vinhos foram degustados em 2017, em Garibaldi, durante as filmagens da novela “Tempo de Amar” e inspiraram a vinícola junto com o diretor da novela a definir este projeto inovador. A sutileza do “Salamanca do Jarau”, com todo o vínculo com a arte e detalhes, fortaleceu a percepção de que no Brasil estão surgindo excelentes exemplares de vinhos tintos e isso cativou minha sensibilidade – comenta o próprio Jayme Monjardim sobre o projeto.
Estamos falando de um vinho tinto de cor escura, aroma de frutas vermelhas, madeira no aroma inicial, envelhecido por 14 meses em barricas novas de carvalho francês, taninos agitados por enquanto e muita complexidade definem este vinho. Tempo de guarda: 10 anos!
Vale a pena caminhar pelo de parque de exposições nesta época do ano.
Pura vida!