O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Contedo de   Anonymus Gourmet :: 

Em um Minuto se Vive uma Vida

por Anonymus Gourmet

10/04/2018 15:45     10/04/2018 15:46

A internet ainda não substituiu as caravelas ou os aviões: não foi inventado ainda o prodígio que permita Anonymus Gourmet, no final de uma manhã gelada, deixar sua trincheira, atravessar a rua e se ver na Praça Camões, em Lisboa, para um aperitivo preliminar a um copioso almoço lisboeta com o Almirante Vasco Marques, que tem comandado nossas expedições por Portugal, brilhando em terra firme com o mesmo destemor que enfrentou mares bravios. Entre tantas homenagens possíveis a esse homem brilhante e generoso, vale uma gratidão: foi ele que, anos atrás, apresentou Anonymus Gourmet ao Slow Food (comer devagar), um grande movimento que, nos últimos anos, cresce na Europa.


O Slow Food, nas palavras do Insigne Marinheiro, “quer que as pessoas comam, bebam e vivam devagar, saboreando os alimentos, curtindo seu preparo, no convívio com a família, com amigos, sem pressa e com qualidade. Ou seja, se contrapõe ao estilo de vida Fast Food que, mais do que comer rápido, é a infelicidade de viver rápido, passar pela vida com pressa”. Ele próprio adota pessoalmente esse comportamento: começa seu dia com um calmo e lauto “pequeno almoço”, o café da manhã dos portugueses e, mais tarde, no almoço propriamente dito, não abre mão de um almoço demorado, acompanhado por uma garrafa de vinho tinto de boa safra, seguido por uma sesta reparadora.


− A surpresa, − entusiasma-se o Almirante, − é que o Slow Food está servindo de base para um movimento mais amplo chamado Slow Europa, uma nova atitude que questiona a pressa e a loucura gerada pela globalização, refutando o apelo à “quantidade do ter” em contraposição à qualidade de vida ou à “qualidade do ser”.


Anonymus Gourmet ouvia esse discurso vibrante no aconchego da Luminosa, um estabelecimento que honra Lisboa, animado por uma travessa de tenros croquetes que chegavam à mesa escoltados por uma imponente garrafa de Evel Grande Escolha. O Almirante sorriu para o Evel, e continuou com a veemência de um profeta:


− Essa chamada “slow atitude”, atitude sem pressa, significa viver bem a vida e trabalhar com mais qualidade e produtividade, com atenção aos detalhes, preocupando-se com a excelência. É uma forma de viver bem cada momento.


Libertando o poeta que carrega, o Almirante ilustrou seu ponto com a cena inesquecível do filme Perfume de Mulher. O coronel cego, velho morcego que tudo percebe, vivido por Al Pacino, convida a jovem mulher para dançar. Ela, embora fascinada, vacila:


− Não posso, meu noivo vai chegar em minutos.
− Mas, em um minuto se vive uma vida − responde o coronel, enlevando-a a seguir num tango arrebatador.

Comentários