O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Conteúdo de   Matérias :: 

Limão

por Camila Severo

12/03/2018 16:43     12/03/2018 16:47

10 Motivos Para Incluir Limão na Dieta


Ele é facilmente encontrado, serve tanto para suco como para tempero e traz inúmeros benefícios para a saúde se consumido regularmente. Quer mais motivos para colocar o limão agora na sua dieta? Então confira a lista feita pela nutricionista funcional Luciana Badia, que também nos traz duas receitas simples e repletas de benefícios.

1 - Saúde Intestinal

O limão é fonte de fibras solúveis (pectina) e insolúveis que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Além disso, melhora a microbiota intestinal, reduzindo gases e melhorando a saúde como um todo. “Pode ser um bom aliado no tratamento da constipação.”

2 - Ajuda na Digestão

O limão, quando ingerido antes das refeições, pode contribuir para uma melhor digestão, pois, ao chegar no intestino, ele estimula a secreção de enzimas digestivas e da bile, substâncias essenciais para que o processo digestivo ocorra de forma eficaz.

3 - Detoxificação

Os limonóides presentes no limão possuem a propriedade fisiológica de ativar a principal enzima do sistema de detoxificação. “Entre os possíveis benefícios da destoxificação estão a menor retenção de líquidos, estímulo de órgãos e sistemas, aceleração do metabolismo e redução do o cansaço”, diz a nutricionista Luciana Badia.

4 - Prevenção de Doenças Crônicas e Neurodegenerativas

Os antioxidantes presentes no limão são substâncias que ajudam a combater os radicais livres e o estresse oxidativo responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. “Contudo, contribuem para a prevenção de doenças crônicas e neurodegenerativas como o câncer e as doenças cardiovasculares.”

5 - Estimula o Sistema Imunológico

O limão é fonte de vitaminas e minerais, em especial de vitamina C, que é conhecida por potencializar o poder de defesa natural do organismo. “Com os anticorpos fortalecidos, torna-se mais difícil que micro-organismos nocivos se instalem no corpo e provoquem doenças. É por este motivo que o limão é sempre tão presente nos tratamentos preventivos contra gripes e resfriados.”

6 - Pele Jovem e Bonita por Mais Tempo 

A vitamina C e demais antioxidantes presentes no limão contribuem para a prevenção do
envelhecimento precoce, mantendo a pele sem rugas e manchas por mais tempo. Além disso a vitamina C é essencial para a produção de colágeno, beneficiando a elasticidade da pele.

7 - Controle do Peso

O bagaço do limão e a parte branca que fica rente à casca são fontes de uma fibra alimentar chamada pectina, que, ao ser ingerida, forma um gel que aumenta a sensação de saciedade, auxiliando assim na regulação do apetite e no controle do peso. “Além disso, a pectina reduz a absorção de gordura e açúcares da dieta.”

8 - Baixo Teor de Frutose (Açúcar)

Embora as frutas sejam saudáveis e nutritivas, o suco de algumas delas possuem uma grande quantidade de frutose, um tipo de açúcar que deve ser consumido com moderação por pessoas com diabetes, triglicerídeos elevados ou que desejam emagrecer. Já o suco de limão, por ter baixo teor de frutose e ser rico em fitoquímicos, pode e deve ser consumido sem culpa.

9 - Ação Diurética

É um alimento com ação diurética que associado a uma boa hidratação promove um maior volume urinário, reduzindo a retenção de líquidos e favorecendo a eliminação de toxinas.

10 - Alacalizante

Apesar de o limão ser ácido ao paladar, após a sua ingestão ele se transforma em sais alcalinos, tornandose um agente de alcalinização do metabolismo. Isso não só favorece o funcionamento do metabolismo, como do organismo como um todo, pois contribui para a manutenção do pH em um valor ideal para que as reações metabólicas e bioquímicas ocorram adequadamente. “Isso resulta em uma melhor absorção de vitaminas e minerais, no equilíbrio enzimático, hormonal e na defesa do organismo.”


Molho Funcional de Limão Para Saladas


*Rende 120ml


INGREDIENTES

* Suco de limão siciliano 

* 2 Colheres (sopa) de azeite extravirgem

* 1 Colher (sopa) de mel

* 3 Colheres (sopa) de mostarda

* Pimenta, sal e especiarias a gosto 


MODO DE PREPARO

*Misture todos os ingredientes e está pronto.



LIMONADA COM LEITE DE COCO

*Rende 400ml


INGREDIENTES 

* 2 limões taiti orgânicos

* 250ml de leite de coco

* 10 cubos de gelo

* adoçante xilitol a gosto


MODO DE PREPARO

* Lave bem os limões, corte as pontas e depois corteos ao meio e retire a parte branca que fica no meio, pois é muito amarga. Leve ao liquidificador e bata com o leite de coco. Depois coe e leve ao liquidificador com o gelo e o adoçante. Quando estiver espumoso, sirva.

Comentários