O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Julio Gostisa

    Olá, seja bem-vindo ao meu blog no Gourmet. Sou um apaixonado pela indústria da comunicação e pelo mundo dos vinhos há anos! Escrever sobre vinhos é subjetivo, mas quando feito com dedicação serve sim para ajudar o leitor a ganhar mais confiança. Facilitando que ele venha conhecer novas regiões, uvas, vinícolas ou até mesmo safras. Portanto, a ideia deste blog é passar de maneira objetiva informações uteis sobre produtores, tipos de vinhos, regiões, viagens, harmonizações ou até mesmo lançamentos no mercado gaúcho. Juntos iremos nos surpreender com esta indústria e no final você certamente irá aprender a confiar mais em seu paladar!

Conteúdo de   Blogs#Julio Gostisa :: 

Síndico, Dono de Restaurante e Vinhos Nacionais

por Julio Gostisa

26/03/2018 14:43     26/03/2018 14:49

A maioria das pessoas que eu conheço seria um síndico melhor do que o atual ocupante do cargo, mas não se candidatam. A maioria das pessoas que eu me relaciono também seria um ótimo dono de restaurante, mas também nunca abriram seu próprio estabelecimento.

Sabendo que os brasileiros, segundo o IBGE, gastam mais de 30% de sua renda mensal “comendo fora”, deveria ser uma barbada abrir um restaurante no Brasil nos dias de hoje. Certo? Errado. A verdade é que nem a metade completa um ano de vida. Quebram antes do primeiro aniversário. São necessárias horas de trabalho e de dedicação sem
descanso.


Nestes últimos três anos, tive a grata oportunidade de conhecer chefs de cozinha reconhecidos em todo o Brasil por causa da vinícola. Tiro o chapéu para a maioria deles, pois não é fácil lidar com o público e muito menos com os funcionários e fornecedores em momentos de crise generalizada.


Uma boa parte deles se preocupa com a carta de vinhos. Devemos escolher os mais conhecidos, devemos ter importados, favorecer o produto nacional? Quantas garrafas de cada tipo devemos manter em estoque? Os vinhos da carta devem harmonizar perfeitamente com todos os pratos? Conseguimos fornecimento de vinhos em consignação? Essas são apenas algumas das perguntas que tenho que responder semanalmente.


Estudos comprovam que 85% dos consumidores escolhem os vinhos selecionados nas cartas de vinhos pelo nível de conhecimento da marca e do produto no mercado. Por isso precisamos divulgar bons produtos sempre que possível.


Este é o caso do vinho desta coluna que se chama Capoani Gamay Nouveau 2017. Produzido no Vale dos Vinhedos pela Vinícola Capoani em quantidade limitada de 4 mil garrafas, trata-se de um vinho leve, jovem, premiado, de médio teor alcoólico e com muita personalidade que harmoniza com chocolates, frutos do mar e queijos leves. Obteve elevada pontuação pela Revista e Guia Adega (92 pontos) e ficou entre os três melhores
tintos nacionais.


Portanto, nesta Páscoa pegue leve com seu sindico, não julgue todos os problemas do restaurante e abra um vinho tinto nacional. Você irá ser surpreender, eu garanto.


Se beber, vá de carona.

Comentários