O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Conteúdo de   Matérias :: 

Uma Imersão na Culinária Mineira

08/02/2018 15:49     12/03/2018 16:43

Manuela Guedes experimentou o melhor de Minas Gerais e contou tudo para nós


Minas Gerais é um estado rico em história e tradicionalmente conhecido por sua culinária, seja ela a tradicional ou a alta gastronomia... Então, assim que soubemos que a Manuela Guedes, da Gastromundi, iria para lá, combinamos de ela nos trazer um “top 5”, que, devido à fartura mineira, acabou virando um “top 6”. E a missão não só foi cumprida com êxito, como nos deixou com água na boca. De bônus, ela ainda nos deu uma clássica receita para ninguém colocar defeito: tutu à mineira.


Casa Glaura




“Localizado em Ouro Preto, é um restaurante coordenado pela chef Renata Sampaio Queiroz e seu currículo invejável: além de ter se formado na Le Cordon Bleu de Paris, uma das melhores escolas de gastronomia do mundo, ela tem experiência em diversos restaurantes franceses com estrelas Michelin – o maior reconhecimento da gastronomia mundial -, dentre eles o L’Antrance (3 estrelas, a honraria máxima). A pequena e aconchegante casa, onde funciona o restaurante, pertenceu à sua bisavó e serve de cenário para o menu com poucos pratos, mas com um tempero inesquecível. A simpatia, competência e hospitalidade do sommelier Diogo Fonseca fecham com chave de ouro o atendimento do lugar. A qualidade irretocável reflete a técnica e profissionalismo da chef, juntamente com a essência do sabor da cozinha mineira caseira.”


Glouton



“Conhecido como um dos melhores restaurantes mineiros, oferece a Belo Horizonte e turistas uma opção de alta gastronomia, em uma feliz mistura das cozinhas francesa e mineira. O menu degustação do chef Leo Paixão, com nove itens do cardápio em versão reduzida, traz ao degustador pratos elaborados com ingredientes e preparos típicos da região, morando em cada um deles um pouco de Minas Gerais. Angu de milho branco, mil-folhas de mandioca e a degustação de queijos artesanais com goiabada são reflexos da intenção do chef em manter a culinária mineira como a estrela de seu restaurante.”


Sinhá Olímpia



“Este simpático restaurante localizado na cidade de Mariana representa perfeitamente a cozinha mineira tradicional: fartura! Como dizem por lá, “se pedir um prato para duas pessoas, vem para quatro. Se pedir para quatro, vem para oito”. A simpática senhora que dá nome ao local é conhecida nacionalmente. Perambulava por Ouro Preto vestindo roupas do século 18 e contava histórias por alguns trocados e pinga. Conta-se que enlouqueceu por causa de uma história de amor sem final feliz. Sinhá Olímpia foi tema de samba-enredo da Mangueira e inspira os pratos típicos servidos no lugar, como tutu à mineira e feijão tropeiro, sempre acompanhados de carne de porco, torresmo, couve, linguiça e ovo frito. Nada como batizar um restaurante que oferece comida tão tradicional com o nome de uma das figuras mais populares de Minas Gerais.”


Contos de Réis



“Este restaurante de Ouro Preto fica no térreo de um sobrado, onde foi uma senzala de propriedade de um barão que vivia no andar superior. No lugar há objetos originais da época, como correntes, grilhões e instrumentos de tortura usados contra os escravos, não deixando que esqueçamos o passado de sofrimento imposto a eles. A comida é servida em um bufê, onde galinha ao molho pardo e com quiabo, torresmo e tutu à mineira são algumas das iguarias. As panelas de barro dão um toque todo especial ao visual. Já as sobremesas, expostas em panelas de cobre, são uma atração à parte: goiabada, doce de coco, doce de leite – e um queijinho mineiro, é claro – fazem parte dessa perdição.”


Mercado Central de Belo Horizonte



“Parada obrigatória em Belo Horizonte, é a tradução do que é Minas Gerais. Doce de leite, goiabada, café, cachaça e queijo são a marca registrada desse lugar encantador. O doce de leite mineiro é suave, não muito doce, o que faz a gente perder a noção do quanto já se lambuzou com ele. A goiabada tem sabor de ‘casa da vó’, com pedacinhos de goiaba e um aroma deliciosamente intenso. O café é encorpado, com sabores e aromas marcantes. E se tem uma coisa que mineiro sabe fazer é cachaça (e café, e doce de leite, e queijo, e goiabada...). São tantas e com sabores tão distintos que deixam o degustador zonzo – e não estou falando do efeito do álcool.”


Produção de Queijos



“De todas as delícias de Minas, o que mais conquista é, certamente, o queijo. O Queijo Canastra, em especial, é uma das poucas Indicações Geográficas no Brasil. Isso significa que este produto, oriundo da Serra da Canastra, é resultado de características típicas e específicas da região, como clima, altitude, o pasto nativo e a água. Só este local é capaz de produzir este queijo. É um produto único, que possui sabor forte, denso e apresenta uma certa picância. Saboreá-lo com uma cachaça mineira da roça é uma experiência que deve ser vivida por todos.”


NÃO PERCA EM MINAS GERAIS



“Ouro Preto é parada obrigatória em Minas Gerais. É impossível passar pela cidade e não visitar o Museu da Inconfidência e as igrejas. Em uma quantidade que impressiona, elas contam muito sobre a sociedade brasileira do século 18 e como o ouro da região influenciava o modo de agir da igreja católica. Em boa parte delas, há museus no subsolo ou na sacristia, com obras de arte incríveis em ouro, prata, madeira, latão, pedra, como as de Aleijadinho, sem falar dos belíssimos quadros. Além de ficar maravilhado com tanta beleza, é um momento para o turista ver de perto tudo que se aprende, na teoria, durante os anos escolares.” Manuela Guedes.


Receita

TUTU À MINEIRA


*Rende 15 Porções


Ingredientes:

* 1/2 kg de feijão cozido sem tempero
* 200g de bacon cortado em cubinhos
* 2 cebolas picadas
* 4 dente de algo picado
* farinha de mandioca a gosto
* pimenta do reino
* sal a gosto

Modo de Preparo:

- Bata o feijão no liquidificador com o caldo do cozimento.
- Frite o bacon até dourar. Reserve a gordura.
- Refogue a cebola e o alho na gordura do bacon e, após dourar, acrescente o feijão batido.
- Quando levantar fervura, coloque lentamente a farinha de mandioca, mexendo sem parar, até o ponto de um pirão mole.
- Misture o bacon frito (também pode ser jogado por cima do tutu).
- Tempere com sal e pimenta do reino à gosto.
- Coloque em uma travessa, despejando o bacon por cima.

Comentários