O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Marina Guedes

    Eu sou a Marina Vitório Guedes, cozinheira apaixonada pela profissão que, antes de tudo, aprecia a arte de comer bem! Estou à frente da cozinha da Gastromundi - Catering e Eventos e meu dia a dia é intenso. Elaboro os menus, faço pesquisas, planejamento, crio novas receitas, treino e lidero a equipe tanto na pré-preparação, como na execução dos eventos. Com esta coluna quero compartilhar com os leitores - sejam eles profissionais, curiosos ou apreciadores de uma boa comida - minhas experiências gastronômicas por dois olhares: do comensal e de quem está nos bastidores. Curiosidades da gastronomia brasileira e internacional, da confeitaria, informações, dicas e técnicas culinárias são os temas abordados.

Conteúdo de   Blogs#Marina Guedes :: Blog Marina Guedes

O herói que virou filé!

20/10/2017 09:42     17/01/2018 14:07

O filé Wellington é um prato típico inglês, cuja origem mais conhecida – e um tanto controversa – vem de uma homenagem ao comandante britânico de origem irlandesa Arthur Wellesley (1º Duque de Wellington) que, apoiado pelo general prussiano Gebhard von Blücher, derrotou Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo, em 1805. Alguns dizem que o comandante nem chegou a experimentar o prato, havendo emprestado seu nome por outro motivo: quando pronto, o filé Wellington tem um formato arredondado, de cor marrom clara, semelhante às botas do herói.

Essa deliciosa receita pode ser realizada com diversas variações, inclusive no tamanho da peça de carne. Na Gastromundi, ela é feita tanto com uma peça inteira de filé mignon quanto em porções individuais. A carne é selada (grelhada ligeiramente), envolta em mostarda Dijon, pasta de cogumelos, uma camada de presunto cru (Parma ou Jamón Serrano) e massa folhada.

O serviço empratado (quando os pratos já vêm montados individualmente) é o ideal para o filé Wellington, pois no bufê a massa pode quebrar ou umedecer, fazendo com que perca a crocância e a qualidade.

Depois de sair do forno – crocante por fora, suculento e rosado por dentro –, combina muito bem com acompanhamentos leves. Utilizamos muito o purê de couve-flor com parmesão e vegetais salteados na manteiga. Fazemos, ainda, um molho especial com o caldo que sai do próprio filé quando selado.

Este filé, que é um ícone da culinária britânica e difundido no mundo todo, é uma ótima pedida para os apreciadores de carnes que, assim como eu, descobrem a cada dentada seus surpreendestes sabores!

Comentários