O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Julio Gostisa

    Ol, seja bem-vindo ao meu blog no Gourmet. Sou um apaixonado pela indstria da comunicao e pelo mundo dos vinhos h anos! Escrever sobre vinhos subjetivo, mas quando feito com dedicao serve sim para ajudar o leitor a ganhar mais confiana. Facilitando que ele venha conhecer novas regies, uvas, vincolas ou at mesmo safras. Portanto, a ideia deste blog passar de maneira objetiva informaes uteis sobre produtores, tipos de vinhos, regies, viagens, harmonizaes ou at mesmo lanamentos no mercado gacho. Juntos iremos nos surpreender com esta indstria e no final voc certamente ir aprender a confiar mais em seu paladar!

Contedo de   Blogs#Julio Gostisa :: Blog Julio Gostisa

Verdades e exageros

17/07/2017 10:23     17/07/2017 10:30

Vivo o mundo do vinho. Participo de toda a cadeia produtiva até o envio dos produtos aos lojistas e clientes finais. Em eventos me encontro com muitos consumidores, amigos e conhecidos. Tenho notado que a maioria dos novos consumidores esta sobrecarregada de informações, aparecem com celulares lotados de novos aplicativos buscando por informações, premiações e pontuações enlouquecidamente.

Procuram detalhes de nossos vinhos em redes sociais, mandam whats imediatos aos amigos pedindo comentários, trocam e-mails durante o evento e postam fotos sem mesmo terem provado os produtos. Mas não quero aqui comprar briga com ninguém e muito menos com a melhor invenção dos últimos tempos, pois, afinal, o celular também tem nos ajudado. Considero este pequeno e maravilhoso aparelho um vilão nos dias de hoje. E voltando ao mundo dos vinhos não poderia ser diferente, o celular e seus superaplicativos estão roubando a atenção, equilíbrio mental das pessoas e infelizmente as afastando do ato de provar um bom vinho com tranquilidade.

Por isso escrevo aqui minha coluna reforçando que as coisas devem ser mais leves em termos de identificar quais vinhos você curte e deve ter em casa. Não fique nervoso, existem milhares de produtores e bilhões de opções e nesta vida eu te garanto que não terás tempo de provar todos. Descomplique a sua confusão cerebral e comece a encarar este produto como suco de uva fermentado e engarrafado. Viva com menos exageros e curta mais, compre seis garrafas daquele vinho branco que só você curtiu de verdade no verão passado.

Há algumas semanas, participei de uma feira de vinhos em Bento Gonçalves e ouvi uma frase de um enólogo e amigo meu que me fez pensar. Ele disse: “hoje eu principalmente bebo vinhos de quem eu gosto!” Esta aí uma maneira nova e inovadora de encarar o mundo dos vinhos. De certa forma eu também tenho seguido essa linha de pensamento... Se eu não gostar da empresa, linha de marketing ou do enólogo, eu nem provo os vinhos.

Então, se vamos falar de vinhos que eu gosto, a escolha desta semana é este Sangiovese da safra 2016 - Edição Especial da Cristofoli Vinhos de Família. Uma pequena e familiar vinícola localizada em Faria Lemos, Bento Gonçalves, que há mais de 100 anos produz belos vinhos. Estamos falando de um vinho leve, de cor rubi, corpo médio com notas de cereja e algumas pitadas de pimenta. Adoro vinhos que consigo identificar uma boa expressão de fruta com a evolução depois de aberto. Este produto pode ser facilmente adquirido no website da empresa e tem excelente custo-beneficio. Harmoniza com massas leves e carnes, como todo belo vinho estilo italiano. Como a enóloga Bruna Cristofoli diz: “o vinho vem da terra e ele não é apenas uma bebida, mas um estilo de vida. Acompanha as pessoas em suas refeições, nas comemorações e assim vai marcando vidas”.

Concluindo, quando você notar que tem um tempinho de sobra em casa com sua cara metade, não busque o celular, mas sim abra uma garrafa de vinho e curta esse momento. Se beber, vá de carona.

Comentários