O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Julio Gostisa

    Olá, seja bem-vindo ao meu blog no Gourmet. Sou um apaixonado pela indústria da comunicação e pelo mundo dos vinhos há anos! Escrever sobre vinhos é subjetivo, mas quando feito com dedicação serve sim para ajudar o leitor a ganhar mais confiança. Facilitando que ele venha conhecer novas regiões, uvas, vinícolas ou até mesmo safras. Portanto, a ideia deste blog é passar de maneira objetiva informações uteis sobre produtores, tipos de vinhos, regiões, viagens, harmonizações ou até mesmo lançamentos no mercado gaúcho. Juntos iremos nos surpreender com esta indústria e no final você certamente irá aprender a confiar mais em seu paladar!

Conteúdo de   Blogs#Julio Gostisa :: 

Um bom Pinot Noir!

09/09/2016 15:53     09/09/2016 15:53

A França é facilmente conhecida por seus vinhos maravilhosos. Quando falamos de vinhos
franceses, logo surge na conversa a região de Borgonha, berço da uva pinot noir. Esta uva
de difícil cultivo gera vinhos sensuais, muitas vezes quase pálidos, de perfume adocicado,
taninos menos fortes (mas presentes!). Esses gigantes geralmente são usados para reflexão! São aproximadamente dois milênios acumulados de experiência e aprendizado cuidando desta uva de casca delicada na mesma região vitivinícola.
Outros países estão se dedicando ao cultivo e elaboração de vinhos com esta uva, mas, em minha opinião, há um longo caminho a percorrer. Isso mesmo, será uma batalha sem tamanho chegar perto da suavidade e sutileza dos bons vinhos de Borgonha. Os franceses aprenderam a cuidar manualmente de suas plantas, sabem de cor as tendências de seu terroir e vinificam vinhos com esta uva literalmente de olhos fechados. Amam o que fazem, sabem cultivar no frio, desdenham maturação rápida, estudam tendências em tipos distintos de vinificação e isto reflete na qualidade dos vinhos.
O vinho em destaque, Les Pimentiers, é feito com uvas de vinhedos próprios, cultivadas de maneira orgânica, colhidas à mão (elevado custo)... É feito 100% de uvas pinot noir e presenta aromas de frutas vermelhas. Na taça se mostra mais escuro do que o normal e apresenta elegância e complexidade características de bons exemplares desta região a preços interessantes para este tipo de vinho excepcional.
Na safra de 2010 este vinho recebeu 91 pontos dos juízes da Wine Spectator. Caso queria começar a conhecer o poder destes vinhos, sugiro começar por este exemplar.
O primeiro pinot noir da Borgonha a gente nunca esquece!

Comentários