O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Julio Gostisa

    Olá, seja bem-vindo ao meu blog no Gourmet. Sou um apaixonado pela indústria da comunicação e pelo mundo dos vinhos há anos! Escrever sobre vinhos é subjetivo, mas quando feito com dedicação serve sim para ajudar o leitor a ganhar mais confiança. Facilitando que ele venha conhecer novas regiões, uvas, vinícolas ou até mesmo safras. Portanto, a ideia deste blog é passar de maneira objetiva informações uteis sobre produtores, tipos de vinhos, regiões, viagens, harmonizações ou até mesmo lançamentos no mercado gaúcho. Juntos iremos nos surpreender com esta indústria e no final você certamente irá aprender a confiar mais em seu paladar!

Conteúdo de   Blogs#Julio Gostisa :: 

Pizza e vinho ou vinho e pizza?

08/07/2016 10:25     12/07/2016 14:47

No ano passado, viajando a trabalho em Roma decidimos sair para comer uma pizza. Afinal quando em Roma, faça como os romanos. Saímos caminhando em busca de um lugar típico, pequeno e lotado. Isso mesmo, pois certamente a pizza seria boa. Quando sentamos de cara o garçom nos pergunta: Pizza e Vinho ou Vinho e Pizza? Rimos e perguntamos senão era a mesma coisa? Ele sorriu e disse em bom italiano. – Questi turisti! Nosso disfarce tinha sido descoberto.
O agora nosso melhor amigo Giovanni puxou uma cadeira e gentilmente nos explicou que quando pedimos um Vinho Tignanello 2010 a pizza certamente será secundária. E quando pedimos primeiro a pizza ele irá nos oferecer um Chianti Clássico e todos viverão felizes para sempre (frase dele!). Mas então o que muda? A ordem do pedido? Não são ambos vinhos feitos na mesma região? Não possuem uva Sangiovese em sua base? Somente vinho simples harmoniza com pizza?
Nada disso. Não se assustem. É claro que vinho combina com o prato mais simples e saboroso do planeta. Precisamos nos lembrar que molho de tomate é ácido, queijos são gordurosos, acompanhamentos demais confundem o paladar e se tivermos isso em mente tudo fica mais fácil.
Por exemplo para combinar com uma pizza Margherita sugiro um vinho de corpo médio, boa acidez, sem barrica e com taninos leves encontrado nos chianti clássicos. Caso você curta pizza de rúcula com tomate seco lembre-se que terá no prato amargor e agridoce ao mesmo tempo, por isso sugiro combinar com um espumante brut nacional devido a acidez e frescor característicos.
Caso você queria uma pizza mais encorpada como quatro queijos harmonize com um vinho branco chardonnay e por último uma pizza portuguesa exige por sua vez um vinho mais forte como um Tannat ou Jerez por causa da confusão de sabores.
Pizza vai bem em qualquer estação do ano, aproveite sem moderação. Para quem estava curioso, a pizza que pedimos foi a tradicional e estava fora de série! Tomamos um Ruffino DOCG 2012. E vivemos felizes para sempre.

Comentários