O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Julio Gostisa

    Olá, seja bem-vindo ao meu blog no Gourmet. Sou um apaixonado pela indústria da comunicação e pelo mundo dos vinhos há anos! Escrever sobre vinhos é subjetivo, mas quando feito com dedicação serve sim para ajudar o leitor a ganhar mais confiança. Facilitando que ele venha conhecer novas regiões, uvas, vinícolas ou até mesmo safras. Portanto, a ideia deste blog é passar de maneira objetiva informações uteis sobre produtores, tipos de vinhos, regiões, viagens, harmonizações ou até mesmo lançamentos no mercado gaúcho. Juntos iremos nos surpreender com esta indústria e no final você certamente irá aprender a confiar mais em seu paladar!

Conteúdo de   Blogs#Julio Gostisa :: 

Casa Agrícola Roboredo Madeira - CARM

30/06/2016 08:00     30/06/2016 10:19

A maioria dos produtores de vinho sonham em algum dia conseguir vender seus vinhos no mercado internacional. Alguns sonham em ser famosos e uma pequena minoria pensa em obter fama meteórica da noite para o dia. Poucos conseguem esta última façanha, mas o pessoal da Casa Agricola Roboredo Madeira pode confirmar que obtiveram tamanha exposição quando seu vinho Carm Reserva da safra 2007 conquistou o nono lugar no ranking dos TOP 100 vinhos da Revista Wine Spectator no ano de 2010.
Esta pontuação WSTOP100 é muito focada no mercado americano nos quesitos qualidade e disponibilidade, ou seja, pontuam vinhos de excelente qualidade provados às cegas durante o ano para os simples mortais que são facilmente encontrados nas lojas especializadas dos Estados Unidos. Tudo muito metódico e organizado para quem curte pontuações sobre vinhos.
Estamos falando de uma empresa familiar portuguesa que tem mais ou menos 60 hectares de vinhedos naturais na Vila de Almendra no Douro Superior, Portugal. Tudo o que sei a respeito deles comprova a vontade dos portugueses de terem o maior cuidado com plantação de uvas de maneira orgânica, com cultura biológica e com mínimo uso de defensivos e ou pesticidas. Tudo bastante natural e de elevada qualidade de produção.
O vinho que provei para esta postagem foi o CARM Reserva 2012 e trata-se de um vinho tinto encorpado, cor escura e com um tremendo potencial de guarda com seus taninos presentes. No nariz podemos notar aromas complexos, frutas pretas e sabor forte de amora! Uvas que desenham este vinho são Touriga Franca e Nacional, Tinta Roriz e Francisca. No rótulo (contra) podemos comprovar que ficou descansando por 18 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Um vinho com estas características e como foi produzido nas safras 2007, 2008, 2009 e agora em 2012 serve de perfeito candidato a uma degustação vertical. O valor por garrafa pode variar por causa da dificuldade de encontrar o mesmo no Brasil, mas garanto que será mais fácil do que exemplares de Bordeaux famosos e em alguns casos inatingíveis ou inexistentes ao mercado.
Certamente vocês irão gostar deste vinho de Portugal. Fica a dica.

Comentários