O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Julio Gostisa

    Olá, seja bem-vindo ao meu blog no Gourmet. Sou um apaixonado pela indústria da comunicação e pelo mundo dos vinhos há anos! Escrever sobre vinhos é subjetivo, mas quando feito com dedicação serve sim para ajudar o leitor a ganhar mais confiança. Facilitando que ele venha conhecer novas regiões, uvas, vinícolas ou até mesmo safras. Portanto, a ideia deste blog é passar de maneira objetiva informações uteis sobre produtores, tipos de vinhos, regiões, viagens, harmonizações ou até mesmo lançamentos no mercado gaúcho. Juntos iremos nos surpreender com esta indústria e no final você certamente irá aprender a confiar mais em seu paladar!

Conteúdo de   Blogs#Julio Gostisa :: 

Interatividade papel & digital 3

01/07/2016 10:00     24/06/2016 18:01

Aproveitamos o frio e neblina desta Sexta-Feira para divulgar mais um e-mail que nos foi enviado pelo Professor de UFRGS José Luiz Rigo Rodrigues e desta vez falando sobre a Coluna chamada Ritual ou Rotina que foi publicada no dia 17 de Junho passado no Caderno Gourmet.
Prezado Júlio,
Tenho por hábito de muitos anos ler o Jornal VS durante o café da manhã e hoje tive o prazer de ler a sua coluna e a notícia sobre o Patron Santiago me agradou, pois já tive a oportunidade de degustar o Gran Reserva em diferentes ocasiões. Um confrade da SBAV com quem tenho compartilhado vinhos nos últimos 24 anos, Carlos Alberto Carpena é um grande apreciador dos vinhos da Finca El Zorzal e com frequência nos presenteia com o afamado Patron Santiago. De maneira aleatória tenho por hábito convidar um amigo para ao final da tarde, geralmente de uma sexta-feira, para degustar um vinho que qualifico de “vinho de meditação”. Um nobre companheiro que deve se encontrar no momento ideal (apogeu) para ser bem apreciado e sempre levo em consideração 3 regras que aprendi na
Alsácia: com muito respeito, com moderação e nunca falar em preços! Outro aspecto importante é de não limitar o tempo para tê-lo em nossa companhia. Durante muitos anos tive por hábito preencher uma ficha de bolso de cada vinho degustado, o que permite conservar a memória atualizada e sempre retornar aos aprazíveis momentos que somente os grandes vinhos nos proporcionam. Em anexo segue o registro de uma degustação do Beringer Cabernet Sauvignon 1994.
Um fraterno abraço,
Prof. Dr. José Luiz Rigo Rodrigues
Laboratório de Embriologia e Biotécnicas de Reprodução – Faculdade de Veterinária UFRGS
Vice Presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho – Regional Sul (SBAV-RS)
Fundador da Sociedade dos Amigos do Vinho Vale do Sinos
Chevalier de la Confrérie du Tastevin au Château du Clos de Vougeot – Nuit-St-Georges – Bourgogne
Membre de l´Academie d´Agriculture de France

Comentários