O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Julio Gostisa

    Ol, seja bem-vindo ao meu blog no Gourmet. Sou um apaixonado pela indstria da comunicao e pelo mundo dos vinhos h anos! Escrever sobre vinhos subjetivo, mas quando feito com dedicao serve sim para ajudar o leitor a ganhar mais confiana. Facilitando que ele venha conhecer novas regies, uvas, vincolas ou at mesmo safras. Portanto, a ideia deste blog passar de maneira objetiva informaes uteis sobre produtores, tipos de vinhos, regies, viagens, harmonizaes ou at mesmo lanamentos no mercado gacho. Juntos iremos nos surpreender com esta indstria e no final voc certamente ir aprender a confiar mais em seu paladar!

Contedo de   Blogs#Julio Gostisa :: 

Interatividade papel & digital 3

24/06/2016     18h00

Aproveitamos o frio e neblina desta Sexta-Feira para divulgar mais um e-mail que nos foi enviado pelo Professor de UFRGS José Luiz Rigo Rodrigues e desta vez falando sobre a Coluna chamada Ritual ou Rotina que foi publicada no dia 17 de Junho passado no Caderno Gourmet.
Prezado Júlio,
Tenho por hábito de muitos anos ler o Jornal VS durante o café da manhã e hoje tive o prazer de ler a sua coluna e a notícia sobre o Patron Santiago me agradou, pois já tive a oportunidade de degustar o Gran Reserva em diferentes ocasiões. Um confrade da SBAV com quem tenho compartilhado vinhos nos últimos 24 anos, Carlos Alberto Carpena é um grande apreciador dos vinhos da Finca El Zorzal e com frequência nos presenteia com o afamado Patron Santiago. De maneira aleatória tenho por hábito convidar um amigo para ao final da tarde, geralmente de uma sexta-feira, para degustar um vinho que qualifico de “vinho de meditação”. Um nobre companheiro que deve se encontrar no momento ideal (apogeu) para ser bem apreciado e sempre levo em consideração 3 regras que aprendi na
Alsácia: com muito respeito, com moderação e nunca falar em preços! Outro aspecto importante é de não limitar o tempo para tê-lo em nossa companhia. Durante muitos anos tive por hábito preencher uma ficha de bolso de cada vinho degustado, o que permite conservar a memória atualizada e sempre retornar aos aprazíveis momentos que somente os grandes vinhos nos proporcionam. Em anexo segue o registro de uma degustação do Beringer Cabernet Sauvignon 1994.
Um fraterno abraço,
Prof. Dr. José Luiz Rigo Rodrigues
Laboratório de Embriologia e Biotécnicas de Reprodução – Faculdade de Veterinária UFRGS
Vice Presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho – Regional Sul (SBAV-RS)
Fundador da Sociedade dos Amigos do Vinho Vale do Sinos
Chevalier de la Confrérie du Tastevin au Château du Clos de Vougeot – Nuit-St-Georges – Bourgogne
Membre de l´Academie d´Agriculture de France

Comentários