O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Julio Gostisa

    Ol, seja bem-vindo ao meu blog no Gourmet. Sou um apaixonado pela indstria da comunicao e pelo mundo dos vinhos h anos! Escrever sobre vinhos subjetivo, mas quando feito com dedicao serve sim para ajudar o leitor a ganhar mais confiana. Facilitando que ele venha conhecer novas regies, uvas, vincolas ou at mesmo safras. Portanto, a ideia deste blog passar de maneira objetiva informaes uteis sobre produtores, tipos de vinhos, regies, viagens, harmonizaes ou at mesmo lanamentos no mercado gacho. Juntos iremos nos surpreender com esta indstria e no final voc certamente ir aprender a confiar mais em seu paladar!

Contedo de   Blogs#Julio Gostisa :: 

Existe vinho perfeito?

20/05/2016 14:28     20/05/2016 14:34

Outro dia eu estava conversando com apaixonados pelo mundo do vinho e me questionaram se eu já tinha provado algum vinho perfeito com 100 pontos de Robert Parker? Comecei a pensar no conceito do que faz um vinho ser ou estar perfeito a ponto de receber nota máxima na escala de qualquer crítico de vinhos?
Seria mais ou menos um selo de comprovação de que aquele vinho não poderia ser melhor, tinha alcançado a perfeição. Teria sido o avaliador influenciado pelo seu paladar, pela harmonização, pelo clima do dia em que provou ou até mesmo pelo grupo de pessoas que estavam com ele naquele momento? Ou até mesmo se tratar de uma pessoa muito generosa ou apaixonada por um certo tipo de vinho e uva?
Seria possível um vinho não ter defeitos ou falhas? Depois de muitas garrafas, cheguei a
conclusão que gigantes da crítica mundial de vinhos são tão profissionais que não procuram
falhas, mas sim vivem o constante desafio de encontrar resultados de análises sensoriais e
produtos perfeitos. Isso acontece, mas é raro. 
O próprio Parker deve ter pontuado com nota máxima e estrelinha menos de 600 vinhos
na vida. E por este motivo normalmente os vinhos com tamanha pontuação são extremamente caros, como por exemplo Chateau Pontet Canet e Chateau Latour, ambos da safra 2009, que ficam na casa de milhares de dólares uma simples garrafa. Ambos perfeitos no conceito de vários críticos famosos.
Mas nem tudo está perdido. Na semana passada, provei o vinho Suyai em destaque, também da safra 2009 da Vinícola Terra Andina do Chile (R$ 145), e naquele dia ele para mim estava perfeito! O enólogo passou anos testando, experimentando diversas uvas e cortes até chegar nesta beleza de vinho chileno. Aromas fortes de frutas maduras, mineral
e pimentão verde levemente misturados, mas com final persistente.
Minha sugestão de harmonização para este vinho é costela suína com molho barbecue. Como eu sempre digo, percepção é seletiva. Busquem os vinhos perfeitos para seu bolso e gosto. 
By the way, este vinho recebeu 93 pontos de Parker e 100 meus.

Comentários