O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Conteúdo de   Matérias :: 

Curiosidades da cozinha tibetana

14/03/2016     15h55

- A culinária tibetana tem como base a farinha de cevada, carne, leite e seus derivados. A proteína e a gordura animal auxiliam na manutenção da saúde dos tibetanos que precisam sobreviver a invernos rigorosos e moram entre as montanhas mais altas do mundo.
- Por estarem localizados em uma área muito alta e com baixas temperaturas, os vegetais são escassos no país.
- Os tibetanos têm uma dieta com alta proteína e baixo carboidrato. Então, quando vêm morar no Brasil, costumam adquirir diabetes. “São muitas as diferenças que levam a isto. O nosso alimento é muito industrializado, o nosso metabolismo é mais lento (em função da altitude mais baixa) e temos muitos carboidratos na dieta, ou seja, o carboidrato se transforma em açúcar no sangue”, explica Adriana.
- Eles são muito religiosos e, nos feriados, em respeito e homenagem ao Buda, costumam se abster de comer certas coisas, como a carne e temperos como cebola e alho. “O alho e a cebola temperam a comida, ou seja, é uma forma de prazer. Então esta atitude é uma espécie de treinamento para a mente não fique escrava do prazer.”
- Os momos (foto), trouxinhas cozidas no vapor com diversos recheios, são um dos principais pratos. Os tibetanos acreditam que o carinho e zelo que uma mãe dedica a seu filho são os mesmos necessários para a produção de um momo perfeito.

Comentários