O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Marina Guedes

    Eu sou a Marina Vitório Guedes, cozinheira apaixonada pela profissão que, antes de tudo, aprecia a arte de comer bem! Estou à frente da cozinha da Gastromundi - Catering e Eventos e meu dia a dia é intenso. Elaboro os menus, faço pesquisas, planejamento, crio novas receitas, treino e lidero a equipe tanto na pré-preparação, como na execução dos eventos. Com esta coluna quero compartilhar com os leitores - sejam eles profissionais, curiosos ou apreciadores de uma boa comida - minhas experiências gastronômicas por dois olhares: do comensal e de quem está nos bastidores. Curiosidades da gastronomia brasileira e internacional, da confeitaria, informações, dicas e técnicas culinárias são os temas abordados.

Conteúdo de   Blogs#Marina Guedes :: Escola de Confeitaria - São Paulo

Doce experiência!

14/03/2016 17:03     14/03/2016 17:10

Vou compartilhar com vocês algo que tenho vivenciado nas últimas duas semanas. Com o intuito de buscar novas inspirações e técnicas para a elaboração de pratos, viajei para São Paulo para me especializar em uma das minhas paixões na gastronomia: a confeitaria. Sob a batuta do premiado Chef Diego Lozano, mestre da alta confeitaria e considerado o melhor chocolateiro do Brasil, meus últimos dias foram de muito aprendizado e, sobretudo, incrivelmente doces.
Dentre as inúmeras técnicas existentes na área, tive a oportunidade de melhor conhecer e de praticar as mais importantes, constantemente presentes na alta confeitaria. Evidentemente, o uso de ingredientes e de equipamentos de altíssima qualidade são pré-requisitos. Senti-me nos bastidores de uma pâtisserie francesa!
Os petit fours, “fornos pequenos”, são doces e biscoitos de pequeno tamanho, normalmente assados e servidos com chás ou cafés. Surgiram na França do século 18 e são muito conhecidos até os dias de hoje. Os macarons - suspiros de amêndoas com um exterior crocante e interior macio – são tipos de petit four com muitas possibilidades de recheios, tais como brigadeiros e ganaches. Já os entremets, são tortas francesas com um visual incrível. Contém diferentes camadas, podendo ser compostas por biscuits (bases macias e úmidas), mousses, cremes, camadas crocantes, geleias e normalmente cobertas por uma glaçagem – cobertura extremamente brilhosa.
Além dessas e de tantas outras preparações, pude mergulhar a fundo no mundo do chocolate e percebi o quanto este produto é delicado. Uma correta temperagem e manipulação precisa são cruciais para se obter a textura, sabor e brilho ideais. A versatilidade do chocolate possibilita que o confeiteiro utilize-o na elaboração de inúmeras receitas.
Nessa minha ida até a Escola de Confeitaria, tive a oportunidade de entrevistar o Chef Diego Lozano. Estamos preparando a matéria com esse talentoso jovem já tão reconhecido no Brasil e no mundo. Acompanhem!

Comentários