O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Julio Gostisa

    Olá, seja bem-vindo ao meu blog no Gourmet. Sou um apaixonado pela indústria da comunicação e pelo mundo dos vinhos há anos! Escrever sobre vinhos é subjetivo, mas quando feito com dedicação serve sim para ajudar o leitor a ganhar mais confiança. Facilitando que ele venha conhecer novas regiões, uvas, vinícolas ou até mesmo safras. Portanto, a ideia deste blog é passar de maneira objetiva informações uteis sobre produtores, tipos de vinhos, regiões, viagens, harmonizações ou até mesmo lançamentos no mercado gaúcho. Juntos iremos nos surpreender com esta indústria e no final você certamente irá aprender a confiar mais em seu paladar!

Conteúdo de   Blogs#Julio Gostisa :: 

No Brasil, até vinho barato sai caro!

25/03/2016 00:01     24/03/2016 15:44

Outro dia fui provocado a escrever se é possível encontrar um vinho bom e barato no Brasil? Lembrem-se que vinho barato pode até ser bom, mas certamente não será maravilhoso. Para que isso aconteça existem fases complexas e caras de produção que não são seguidas com a maioria dos vinhos mais simples e mais jovens quando produzidos em grande escala.
Não se engane achando que vinhos mais jovens são ruins, simplesmente eles já foram feitos para serem consumidos agora, não são vinhos de guarda. Existem também casos em que os vinhos de grande tiragem recebem elevada adição dos chamados “aditivos mágicos enológicos” permitidos em outros países como Argentina e Chile. Tais como conservantes, metabissulfito em grandes doses, estabilizantes caseiros, “saborizadores”,
edulcorantes e outros truques que foram especialmente reservados para o consumidor brasileiro.
Mas nem tudo está perdido, mesmo com o dólar nas alturas e nossa elevada carga tributária, podemos sim encontrar vinhos bons e baratos no Brasil - sejam nacionais ou até mesmo importados. Existem sim empresas sérias que estão produzindo e exportando os mesmos vinhos de entrada que vendem em seus países de origem e que chegam aqui por preços bons. Como é o caso dos vinhos da vinícola de Tempus Alba, de Mendoza, na Argentina.
O segredo está em encontrar o vinho que cabe no seu bolso e paladar na hora da compra!
Vinho Malbec - Safra 2013 – R$ 34,00
Vinho de taninos leves e aroma de frutas vermelhas maduras.
Belo exemplar característico das uvas Malbec da Argentina.
Vinho harmoniza com chocolate?
Chocolate e vinho. Uma das harmonizações mais complexas no mundo dos vinhos. Estamos diante de uma verdadeira queda de braço. De um lado temos a estrutura, taninos e acidez do vinho e do outro excesso de gordura, açúcar e a força do chocolate. Por isso, nesta Páscoa, fica a dica de comprar chocolates com 70% de cacau e harmonizar com vinhos encorpados, tipo um Porto Tawny de 10 anos. Caso você seja um apaixonado por vinhos brancos (ainda mais gordurosos!), sugiro harmonizar o chocolate com um vinho de colheita tardia (late-harvest), pois provavelmente a acidez do mesmo irá equilibrar esta batalha, facilitando assim que vivam em harmonia.

Comentários