O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Julio Gostisa

    Olá, seja bem-vindo ao meu blog no Gourmet. Sou um apaixonado pela indústria da comunicação e pelo mundo dos vinhos há anos! Escrever sobre vinhos é subjetivo, mas quando feito com dedicação serve sim para ajudar o leitor a ganhar mais confiança. Facilitando que ele venha conhecer novas regiões, uvas, vinícolas ou até mesmo safras. Portanto, a ideia deste blog é passar de maneira objetiva informações uteis sobre produtores, tipos de vinhos, regiões, viagens, harmonizações ou até mesmo lançamentos no mercado gaúcho. Juntos iremos nos surpreender com esta indústria e no final você certamente irá aprender a confiar mais em seu paladar!

Conteúdo de   Blogs#Julio Gostisa :: 

ALMAVIVA

18/03/2016 13:24     21/03/2016 11:10

“caro é aquele vinho que não vale o seu preço.” - Jorge Lucki
Seria possível uma das maiores empresas vinícolas do mundo fazer um dos melhores vinhos do mundo?
A resposta é sim! Graças a muitos anos de dedicação e experiência, a gigante chilena Concha y Toro conseguiu através de uma joint-venture com a família Rothschild da França, primeiro criar um vinho especial e depois uma vinícola chamada ALMAVIVA.
Esta obra de arte fica localizada em Puente Alto no Chile. O nome do vinho foi inspirado no personagem espanhol criado por Beaumarchais (autor francês) famoso de operas bufas (comédias) de Mozart e Rossini – O Conde de Almaviva – Bodas de Figaro!
A primeira safra deste vinho foi fabricada em 1996 e lançada somente em 1998 e
naquela época já descansava por 16 meses em barricas. Puente Alto tem as condições ideais para a evolução da uva Cabernet Sauvignon (protagonista neste vinho com outras variedades emblemáticas), tanto que a própria Concha y Toro a partir de 1987 começou a utilizar parcelas destas uvas no seu outro ícone máximo o Don Melchor.
Solo pedregoso, clima frio e inverno chuvoso são essenciais e complementados com um verão com dias quentes e noites bem geladas, tudo isso as videiras adoram. Trata-se de um vinho caro? Certamente. Nova safra de 2013 recém lançada tem valor de R$ 980.00 no mercado gaúcho. Parte do valor se explica na necessidade de encontrar trabalhadores experientes e cuidadosos, pois a colheita é feita manualmente e depois maceração ele descansará em barricas novas (muito caras) de carvalho francês!
Caso queira descobrir se vale a pena “investir” esse elevado valor em qualquer vinho considerado caro, sugiro que seja em uma garrafa deste vinho Chileno Almaviva, pois alguns vinhos ficam para sempre em nossa memória.

Comentários