O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Conteúdo de   Receitas#Doces :: Para impressionar

Sobremesas geladas

29/01/2016 15:23     03/02/2016 14:38

Pensar em uma sobremesa para os dias quentes nos faz automaticamente lembrar de sorvete. Mas que tal inovar e apresentar doces requintados, lindos e refrescantes? Confira duas receitas e arrase na produção da sua mesa de verão.

Parfait de caramelo crocante
Receita da Brubins Congelados

Ingredientes

Parfait
15 ovos
250g açúcar refinado
4 gotas de essência de baunilha
600g nata

Caramelo crocante
300g açúcar refinado

Pão de ló
9 ovos
250g açúcar refinado
250g farinha de trigo
1 colher de chá de fermento

Cobertura
Calda de chocolate ou frutas a gosto (damasco, frutas vermelhas, ameixa preta)

Preparo

Do parfait
Separe as gemas e bata com o açúcar até triplicar de volume. Junte a nata misturando delicadamente. Bata as claras em neve e acrescente.

Do caramelo crocante
Derreta o açúcar até fica em ponto de fio, espalhe em uma assadeira, deixe esfriar e quebre em pedacinhos.

Do pão de ló
Bata os ovos inteiros com o açúcar até triplicar de volume. Misture a farinha peneirada com o fermento e junte a gemada delicadamente. Espalhe em uma assadeira uma camada fina de massa e leve ao forno médio entre 8 e 10 minutos.

Montagem
Escolha uma forma retangular alta de assar pão. Forre o fundo com uma placa do pão de ló e reserve a outra metade para a cobertura. Distribua o parfait em camadas intercalando o caramelo quebrado. Finalize com a segunda camada do pão de ló e leve ao congelador por 3 a 4 horas, pelo menos. Desenforme e cubra com a calda de chocolate ou as frutas. Sirva gelado.

 

 

 


Bolinho de aipim com cocada e gelado de maracujá
Receita da House Café Bistrô


Ingredientes

Bolo de aipim
1kg de aipim
3 xícaras (chá) de açúcar
100g de manteiga
200ml de leite de coco
100g de coco ralado desidratado
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de leite
3 ovos

Gelado de maracujá
500ml de leite integral
1 xícara (chá) de açúcar refinado
5 gemas
2 xícaras de suco de maracujá

Cocada
1 kg de coco ralado fresco
1 lata de leite condensado.
1 xícara de açúcar de coco

Preparo

Do bolo de aipim
Descasque os aipins, lave-os sob água corrente e triture-os no liquidificador. Tire o excesso de água do aipim ralado antes de adicioná-lo aos demais ingredientes. Adicione o leite, o leite de coco e a manteiga. Acrescente o açúcar, o coco ralado, o sal e bata mais um pouco. Despeje o creme em uma forma redonda e untada com margarina e farinha de trigo, e asse em forno pré-aquecido, a 230ºC, por 45 minutos. Retire e deixe esfriar.

Da cocada
Coloque na panela o açúcar e o coco e mexa sempre para o coco não queimar no fundo. Misture o leite condensado e continue mexendo até o conteúdo soltar da panela. Abra a cocada em uma bancada de pedra enquanto estiver quente.

Do gelado
Coloque o leite em uma panela e adicione metade do açúcar. Misture bem e leve ao fogo até ferver. Em um recipiente, misture a outra metade do açúcar com as gemas. Bata bem até formar um creme esbranquiçado e acrescente uma concha do leite fervido às gemas batidas. Misture bem rápido para as gemas não cozinharem e formarem grumos. Esta etapa é feita somente com uma parte do leite fervido para “temperar” as gemas. Se todo o leite fervido for adicionado de uma só vez, elas podem talhar. Quando as gemas estiverem bem misturadas ao leite, junte-as com o restante do leite que está na panela. Leve a panela ao fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar levemente. Deixe descansar um pouco e junte o suco do limão. Reserve a mistura e coloque para gelar até ficar em ponto de sorvete.

Montagem do prato
Corte uma fatia do bolo e disponha em um prato de sobremesa. Em seguida, coloque uma bola do gelado de maracujá por cima do bolo e, sobre o gelado, disponha a cocada.


Brubins: Rua Xavier Ferreira, 101, Porto Alegre. Tel.: (51) 3029-1516
House Café Bistrô: Rua Dona Laura, 19, Porto Alegre. Tel.: (51) 3407-7371

Comentários