O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Contedo de   Matrias :: Dicas para comear o ano sem estresse - e sem baguna

Ordem na cozinha!

06/01/2016     14h20

Arrumar as pilhas de pratos bagunçados no armários, colocar panela com panela e tupperware com sua tampinha perfeita no lugar, separar talheres de sobremesa das colheres de pau para arroz... Eis algumas resoluções de ano novo típicas de quem anda com a cozinha bagunçada. Que tal começar 2016 com o espaço mais gostoso da casa arrumado e funcional? Separamos algumas dicas para facilitar a arrumação e deixar a sua cozinha pronta para o ano que começa.

O armário de temperos

Acessado de vez em quando, o armário de temperos é o lugar que deve ser arrumado primeiro. Verifique o prazo de validade dos produtos e livre-se do que parece velho: temperos que ficam guardado muito tempo perdem o sabor e podem até fazer mal. O mesmo serve para fermentos e vinagres.

 

 

 

 

As gavetas

Organize os talheres e utensílios, panos de prato, papel toalha, papel alumínio, luvas e afins sempre utilizando divisórias.

Na primeira – Talheres de uso diário e facas de corte, fuê, espátulas.
Na segunda – Utensílios e talheres de servir.
Na terceira – Luvas, papel toalha, alumínio.
Na quarta – Sempre existem aquelas coisas que você não sabe onde colocar! Reserve essa gaveta para esse tipo de item. 
Na última – Os panos de pratos são importantes: faça rolinhos com eles e coloque dentro da gaveta! Facilita o rodizio evitando que você use sempre os mesmos.

 

Verifique o estado dos eletrodomésticos

O liquidificador está rateando, a batedeira só funciona em uma velocidade... São coisas que diminuem a paciência e dificultam algumas receitas. E a troca dos eletrodomésticos sempre é adiada, até que um deles para de funcionar na hora que você mais precisa. Mande consertar o que está quebrado ou, se possível, invista em um novo produto.

 

 

 

Afiar as facas

A faca de cortar carne está tão sem fio que já não corta nem manteiga? Essa é a hora certa para levar tudo para o afiador - ou aprender a fazer o serviço você mesmo.

 

 

 

 

 

Organize a louça

Você cozinha mais rápido se souber onde estão as coisas que precisa - e isso inclui a louça. Tire um momento para arrumar o armário de uma vez e organize pratos, copos e xícaras. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas que tem e nem se lembrava mais.

 

 

 

 

Livros de culinária

Todo mundo que gosta de cozinhar acaba fazendo uma coleção de livros de culinária e cadernos com anotações. Separe o que você usa e aquilo que só está na cozinha ocupando espaço. Se você gosta de imprimir receitas, vale também organizar uma pasta só para elas.

 

 

 

 

Dê um jeito na pia

Lavar louça pode ser terapêutico ou um pesadelo, mas é uma atividade que não tem como escapar. Arrume o espaço para evitar que os pratos se acumulem e compre um escorredor novo. No dia a dia, vá lavando a louça na medida em que usa: assim, não fica aquela montanha caótica para lavar.

Comentários