O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Contedo de   Matrias :: Pratos clssicos ganham novas verses

Receitas para inovar a ceia de Natal

03/12/2015     17h00

Poucas refeições são tão deliciosas, esperadas (e previsíveis) quanto a ceia de Natal. Tradicionalmente no centro da mesa está quase sempre o peru assado. Ao redor dele, outros clássicos como rabanada, bacalhau, porções de frutas secas e oleaginosas, entre outros, arrematam o festival de delícia. Mas que tal fugir do óbvio e da convenção? Para quem está disposto a ir para a cozinha no dia 24, o Gourmet traz cinco receitas para te ajudar inovar a mesa de Natal e surpreender os convidados. Confira:

Risoto de nozes e castanhas

As frutas oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas são tradicionais do Natal e podem deixar a sua ceia muito mais saudável e saborosa. Geralmente servidas como petiscos, elas podem render um prato único saboroso e surpreendente para a ceia:

Ingredientes
Rende 4 porções

500ml de água filtrada
2 xícaras (chá) de arroz integral
½ xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara (chá) de castanha de caju picada
1 cebola média picada
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de óleo sal a gosto
salsinha e cebolinha a gosto.

Preparo
Em uma panela, aqueça o óleo e deixe dourar a cebola e o alho. Adicione o arroz integral já lavado e o sal, refogue e adicione a água. Deixe cozinhar. Quando o arroz estiver macio, adicione todas as oleaginosas. Misture bem, decore com uma folhinha de loura e inove servindo em pequenas xícaras.

“Petit” rabanada

Que tal se inspirar na sobremesa francesa petit gateau para preparar a rabanada? Incremente o clássico natalino com sorvete e calda de doce de leite:

Ingredientes
Rende 6 porções

3 ovos
3 pães amanhecidos (pães dormidos)
2 colheres (sopa) de açúcar
canela em pó
óleo
300 ml de leite integral
100 ml de leite condensado
500 ml de sorvete de doce de leite
calda de doce de leite

Preparo
Coloque o óleo para esquentar na frigideira. Em seguida, misture os ovos, uma colher de açúcar, o leite e o leite condensado em um bowl até ficar bem homogêneo. Corte os pães em fatias e mergulhe na mistura. Tire o excesso de líquido e leve à frigideira com óleo bem quente. Frite as rabanadas em fogo médio, 180 ºC. Monte a rabanada em pratos e coloque uma bola de sorvete por cima ou ao lado. Regue com a calda de doce de leite e salpique com canela em pó.

Tortéi de bacalhau ao molho bechamel

Ainda mais valorizado no Natal, o bacalhau geralmente é feito à moda portuguesa - com batatas e azeitonas pretas – para a ceia. Mas ele pode ganhar um ar mais sofisticado se preparado como recheio de uma boa massa:

Ingredientes
Rende 6 porções

600 g de bacalhau ou retalhos
5 batatas inglesas médias
80 g de azeitonas pretas
2 gemas de ovo
1 cebola grande
alho a gosto
pimenta-do-reino em pó ou em grão a gosto
salsinha a gosto
3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
5 ovos
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
água
1 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
500 ml de leite
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
folhas de hortelã

Preparo
Cozinhe o bacalhau dessalgado e bem desfiado. Em seguida, cozinhe as batatas descascadas na água com uma pitada de sal. Quando elas estiverem cozidas, esmague-as com um esmagador ou garfo até chegar ao ponto de purê grosso. Misture a batata ao bacalhau bem desfiado e enxuto, junte duas gemas de ovo, salsinha, pimenta-do-reino e as azeitonas pretas picadas e misture bem. Para preparar o molho bechamel, coloque derreta a manteiga em fogo baixo, acrescente a farinha de trigo e mexa por dois minutos com uma espátula até ficar levemente dourado. Retire a panela do fogo batendo com um batedor e acrescente o leite aos poucos, sem parar de bater. Volte a panela para o fogo, aumente para a temperatura média e continue mexendo. Diminua o fogo novamente, junte o sal, a pimenta e a noz-moscada e deixe cozinhar por mais dez minutos sem deixar embolar ou grudar.
Para fazer a massa, coloque a farinha sobre uma bancada formando um monte e faça um buraco no centro. Acrescente os ovos e o sal ao buraco. Misture os 5 ovos com um garfo e incorpore cuidadosamente a farinha à mistura, um pouco por vez. Com as mãos, amasse a mistura até formar uma bola. Sove a massa por cerca de cinco minutos. Coloque a massa em uma vasilha com azeite. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 15 minutos até o momento de abrir a massa fresca. Corte a massa em quatro seções iguais. Achate uma das bolas com as palmas das mãos até obter a espessura de um centímetro e meio. Abra com um rolo até chegar na espessura de sua preferência (a usual é 0,1 cm). Corte-as em quadrados de 15 cm x 15 cm, corte ao meio, coloque o recheio e feche com um garfo. Cozinhe de 5 a 6 minutos ou até que comece a boiar. Retire os torteis, escorra, cubra com o molho bechamel, enfeite com folhas de hortelã e sirva.

Cupcakes natalinos

Embarcar na onda dos fofinhos e saborosos cupcakes pode ser uma ótima opção para quem quer enxugar a quantidade de sobremesas e ainda decorar a mesa:

Ingredientes
Rende 8 cupcakes

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
2 ovos
1 xícara de leite
¾ de óleo
1 colher (chá) de fermento em pó
200 g de manteiga em temperatura ambiente
270 g de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de baunilha
1 barra de chocolate branco derretido em banho maria
corante verde
bolinhas e estrela de confeiteiro
1 coador médio

Preparo
Para preparar a massa, bata o óleo, os ovos e o leite no liquidificador por um minuto. Junte o açúcar e o chocolate em pó e bata por mais um minuto. Peneire a farinha de trigo com o fermento e agregue a mistura líquida. Disponha a massa em forminhas e leve ao forno preaquecido a 180° C. Asse por 25 a 30 minutos. Retire os bolinhos e espere esfriar antes de desenformar. Para preparar a cobertura, bata 200 g de manteiga na batedeira na velocidade máxima até ela ficar bem cremosa. Em seguida, acrescente o açúcar de confeiteiro coado (faz total diferença coar porque deixa a cobertura mais lisa), a essência de baunilha e a barra de chocolate branco derretido em banho maria. Bata tudo. Transfira o conteúdo da batedeira para um bowl ou recipiente de vidro, e pingue 4 gotinhas do corante. Misture bem até dissolver bem a cor. Coloque a mistura em um saco de confeiteiro e utilize o bico pitanga fechada nº 54 fazendo um formato “caracol” para esculpir a árvore. Espalhe as bolinhas cuidadosamente pelo creme e finalize colocando a estrela no topo.

Rocambole de peru com espinafre e queijo

Rocambole de peito de peru recheado pode é ótima opção para quem quer fugir da tradicional ave assada inteira e evitar o desperdício, comum quando se prepara o peru inteiro:

Ingredientes
Rende 4 porções

1 maço de espinafre
azeite de oliva
1 dente de alho ralado
1 peito de peru bolinha de aproximadamente 1 kg
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de amido de milho
300 g de queijo muçarela ralada
1 xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de mel
200 g de tomate-cereja

Preparo
Em uma panela de tamanho médio, cozinhe o espinafre na água com uma pitada de sal por 15 minutos. Retire as folhas, escorra e pique em tiras. Reserve. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite de oliva, jogue o alho e refoque até dourar em fogo médio. Acrescente o espinafre cozido e refogue por mais um minuto, em seguida, despeje a muçarela aos poucos até derreter. Divida o peru ao meio e “abra” formando dois filés. Tempere com sal e pimenta e polvilhe amido até formar uma camada fina. Disponha no centro de cada um dos filés com o recheio de espinafre com queijo, dividido em duas porções iguais. Enrole formando dois rocamboles e amarre-os com barbante. Coloque o peru em uma assadeira untada com azeite, regue com o suco de laranja concentrado, espalhe os tomates na forma e leve ao forno preaquecido a 250º C por aproximadamente trinta minutos ou até estar dourado. Retire do forno, transfira tudo para uma travessa, retire o barbante, corte e sirva.

Comentários