O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Conteúdo de   Home :: Quatro experts revelam seus rótulos inesquecíveis

Vinhos marcantes

06/11/2015 11:34     09/11/2015 14:18

 
São várias e subjetivas as razões que tornam um vinho especial para alguém. Uma safra atípica, uma uva exótica, uma ocasião... Pedimos a quatro experts em vinhos que revelassem seus rótulos inesquecíveis.
 
Vinicius Costa
Sommelier
 
"Gosto muito do Dionísio Ravanello 2011. Sou fã dos vinhos nacionais e percebo que, ano a ano, as nossas produções vêm melhorando. Acho que é nosso trabalho divulgar e valorizar o que é de terroir daqui. Essa vinícola boutique que fica aqui mesmo, em Gramado, produz esses vinhos que é um corte de uvas Tannat e Teroldego, com produção limitadíssima de 1000 garrafas. O vinho é cheio de camadas, extremamente complexo, sedoso, envolvente e encorpado. Tem aromas que remetem a mirtilo, cassis, frutas secas e marmelo. Tem um leve toque defumado, com taninos volumosos. Tenho o acompanhado desde a primeira safra e a evolução dele em garrafa é impressionante. Por isso considero um vinho essencial em minha adega, além de ter um excelente custo-benefício para o gabarito que tem."
 
Julio Gostisa
Apreciador e produtor
de vinhos
 
"O C.V.N.E – Imperial Gran Reserva 2008, da Compañia Vinicola del Norte de Espanha é produzido somente em safras excepcionais! Foi eleito o vinho do ano em 2013 pela renomada revista americana Wine Spectator dentre 20.000 rótulos.Após sua colheita manual (uvas Tempranillo, Graciano e Mazuelo), o vinho descansa por 24 meses em barricas de carvalho. Antes de chegar ao mercado, repousa por 36 meses na garrafa. É um tinto clássico representante especial da Rioja, na Espanha. Tem aromas complexos de ameixa preta e corpo médio. É nada agressivo ou musculoso, mas não deixa faltar estrutura ou “pegada”. A magia dos vinhos espanhóis diferenciados é que eles não deixam o carvalho se sobrepor, mas reforçam os aromas de frutas vermelhas maduras com notas minerais. É um vinho fresco que pode durar por anos na garrafa e estar perfeito! Pela habilidade em equilibrar taninos, aromas e sabor com tanta harmonia, e por ter um preço razoável no mundo dos vinhos top, este é, para mim, inesquecível! Um verdadeiro abraço na alma para quem gosta de vinhos em geral."
 
Vinícius Santiago
Sommelier colunista
do Gourmet
 
"Um dos meus vinhos inesquecíveis é o Royal Tokaji Essencia 1999. É o mais raro e complexo de todos os vinhos húngaros, elaborado com uvas Furmint, Hárslevelú e Sárgamuskotály, que foram afetadas pelo fungo botrytis cinerea, que causa fissuras na película das uvas. Os bagos perdem água e concentram açúcar, acidez, sabores e aromas, dando origem a um mosto riquíssimo. Tradicionalmente, a fermentação desse vinho leva de seis a oito anos para ser completada e, nesse período, são formados não mais que 3% de álcool. Provei esse vinho com amigos e alunos em uma degustação deliciosa há alguns anos e ainda lembro da vasta gama de aromas e sabores (ameixas maduras, geleia de damasco, mel, flores secas, avelãs, cascas de laranja e uma nota de tabaco) que esse vinho apresentou."
 
Junior Maroso
Sommelier
 
"Vinhos Seña, safras 1999 e 2006. O vinho vem de uma parceria entre Eduardo Chadwick e a família Mondavi, que dominava a produção de vinhos premium na América do Norte. Robert Mondavi criou um verdadeiro império que anos depois foi vendido para a gigante Constellation. As uvas que produzem esse tinto espetacular são oriundas do antigo campo de polo da família, no Vale do Maipo, em Santiago, Chile. Seña está entre os melhores tintos do planeta com espinha dorsal da casta Cabernet Sauvignon. Esse vinho já derrotou os afamados Chateau Margaux, Lafite e Latour dentre outros em degustações. O da safra de 1999 tem notas herbáceas, que provavelmente se dá pela representativa quantidade de Merlot (16%) e Carmènere (9%) no blend final, que é completado por 75% de Cabernet Sauvignon. Tem um final de boca delicioso, com frescor marcante. Já a de 2006 é muito perfumada e o vinho, na boca, é quase mastigável de tão intenso. Delicioso e muito indicado para os apreciadores de vinhos encorpados e marcantes."
 
 
 

Comentários