O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Contedo de   Matrias :: Conhea os diferentes tipos de massas e os molhos que caem bem

Farfalle, Conchiglie...

27/10/2015     16h31

São tantos os tipos e formatos de massas, que é normal, para quem não é tão íntimo da gastronomia italiana, surgirem dúvidas na hora de pedir um prato de massa. Se você não se importa com o formato e o que vale é o sabor, é importante saber que há diferença entre elas - mais de 300 tipos ao redor do mundo. Para começar, há dois tipos principais de pasta: fresca ou seca. A primeira é aquela feita na hora, de forma artesanal, e a segunda é o tipo de macarrão que compramos no supermercado, industrializado. Nas massas secas, há duas principais categorias, longa e curta. As longas têm mais de 10 cm, como espaguetes e fettuccines. No rol das curtas estão o penne e o fusilli. "Massas mais finas combinam com molho branco ou feitos a base de manteiga. As mais grossas vão bem com carnes e legumes”, diz o estudante de Gastronomia da Feevale, Beto Bondan. Ele ainda dá dicas para tornar a massa ainda mais saborosa e al dente durante o cozimento. “Não utilizar óleo ou azeite. O ideal é colocar 1 ½ colher de sopa de sal grosso para cada 500g de massa. O sal grosso garante boa textura e massa soltinha”.

Se você têm dúvidas em relação aos nomes, molhos adequados e formatos, confira algumas dicas para ficar por dentro dos diferentes tipos de massa.

 
Espaguete
 
É a mais popular por ser fácil e rápida de preparar. É longa, fina e tem diferentes espessuras. Geralmente é preparada com molhos de tomate ou alho e óleo.
 
 
 
 
 
Bucatini
 
Parece um espaguete mais gordinho, mas a diferença mesmo está no furinho que está dentro da fita. 
 
 
 
Fettuccine

É uma massa longa e grossa, achatada e cortada em tiras. A fita é mais larga que o talharim. Combina com molho pesto e alho e óleo.
 
 
 
 
Fusilli

É o famoso "parafuso". Massa pequena e em formato espiral, o que ajuda a reter o molho. Combina com molhos cremosos com carne, mas também com os leves que contêm tomate e legumes.
 
 
 
 
 
 
Penne

Em formato de tubo, é uma massa mediana. Os de superfície lisa são mais indicados para acompanhar molhos cremosos. Já os que têm a superfície riscada são perfeitos para molhos à base de óleo.
 
 
 
 
 
Rigatoni

Tubo de tamanho médio, com riscos, parecido com um penne mais gordinho, só que as extremidades têm o corte reto, e não em diagonal.
 
 
 
Cabelo de anjo

É a massa com a fita mais fina de todas - e o nome é porque lembra mesmo a delicadeza do cabelo de um anjo. É bastante utilizada em sopas.
 
 
 
 
Conchiglie

Em italiano quer dizer "concha". E não é a toa que adotamos esse nome. Tem duas variações: conchigliette, quando é bem pequena, e conchiglione, quando é maior.
 
 
 
 
Farfalle

O famoso macarrão "borboleta" ou "gravatinha". Em formato menor, vira farfallini, e maior, farfallone.
 
 
 
 
 
Ravióli

A massa parece um pastelzinho: quadriculada e achatada. Sempre envolve um recheio, que pode ser de carne, frango, queijos ou legumes. Pode ser servido ao molho branco ou de tomate.
 
 
 

Comentários