O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Conteúdo de   Matérias :: Conheça as receitas vencedoras do concurso Baita Chef

Gaudérias com toque especial

22/10/2015     17h55

Foram inúmeras receitas criativas inscritas. Uma mais interessante e surpreendente que a outra. O objetivo do concurso Baita Chef, parceria entre a Fritz & Frida e o Gourmet, era descobrir talentos gastronômicos ocultos espalhados pelo Estado. Seis finalistas foram escolhidos por uma comissão de jurados e levados à cozinha da Comlines Tramontina, em Novo Hamburgo, para pôr em prática suas criações. O resultado foram seis pratos deliciosos, originais e bonitos, dos quais dois sobressaíram. Conheça as receitas vencedoras e não deixe de experimentá-las.



Escondidinho de costela com purê de pinhão
Receita de Fábio Inácio de Souza, Campo Bom
Rende 8 porções
Tempo de preparo: 90 minutos

Ingredientes

1kg de costela bovina
1kg de pinhões cozidos e descascados
250ml de leite integral
200ml de leite de coco
1 colher (sobremesa) de noz-moscada
1 cebola média picada
4 dentes de alho picados
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 de xícara (chá) de salsinha picada
1/4 de xícara (chá) de cebolinha picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 tablete de caldo de carne
100g de muçarela ralada
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto Fritz e Frida
250g de farinha de mandioca temperada

Preparo

Em uma panela de pressão, acrescente um fio de azeite, metade de uma cebola picada, metade dos dentes de alho picados, o tablete de caldo de carne e a costela picada e limpa do excesso de gordura. Deixe fritar a carne, selando bem as extremidades por quatro minutos até dourar. Adicione o vinho, tampe a panela e deixe cozinhar durante 40 minutos em fogo médio, 180º C. Após o cozimento, separe os ossos da carne desfiando-a com as mãos ou com o processador. Junte a salsinha, a cebolinha, o sal, a pimenta-do-reino e reserve. No liquidificador, junte o pinhão, o leite, o leite de coco, a noz-moscada, sal e pimenta-do-reino. Bata os ingredientes acrescentando o leite aos poucos, até que vire uma pasta grossa. Reserve. Em outra panela, acrescente a manteiga, o restante da cebola, o restante do alho e refogue até dourar. Em seguida, despeje a pasta de pinhão na panela mexendo sem parar até desgrudar do fundo. Reserve. Em um refratário, monte o escondidinho da seguinte forma: forre o fundo com o purê de pinhão, em seguida, coloque a costela desfiada, a muçarela e mais uma camada de purê de pinhão. Em seguida, forre a superfície com a farinha temperada e leve ao forno médio por 15 minutos. Decore com ramos de salsinha e pinhões.


Mousse de pitanga com creme de erva-mate
Rende 6 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Receita de Everson da Silva Pires, de Novo Hamburgo

Ingredientes

6 gemas
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
6 colheres de doce de leite com chocolate Fritz e Frida
50 pitangas frescas
100g de erva-mate
500ml de leite integral

Preparo

Para o creme de erva-mate, bata as gemas na batedeira, acrescente o conteúdo de uma lata de leite condensado e de uma lata de creme de leite e continue batendo. Acrescente as latas restantes de leite condensado e creme de leite, peneire a erva-mate e vá incorporando lentamente. Despeje a mistura em uma panela e leve em fogo médio. Reserve. Para a mousse, esmague 40 pitangas, retirando as sementes, e misture com o leite integral em uma panela em fogo médio, 180º C, até começar a engrossar. Quando estiver com consistência firme, desligue o fogo e deixe esfriar. Quando o creme de erva-mate e a mousse de pitanga estiverem frios, é hora de montar. Em taças de vidro, alterne uma camada de mousse, outra de erva, outra de mousse e a última de doce de leite com chocolate derretido. Pique as pitangas restantes e decore. Leve à geladeira por 30 minutos e sirva a seguir.

 

A PREMIAÇÃO

A Fritz & Frida premiou os vencedores com diversos prêmios (micro-ondas, pipoqueira e kits Fritz & Frida) e um tour completo pela empresa. Sibele Fröhlich, diretora de marketing, e Giuliano Tizotti, consultor de vendas do Grupo Sinos, participaram do momento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As outras receitas finalistas você confere na home do Eu Gourmet.

 

 Os seis finalistas (da esquerda para a direita): Geovano Zimmer, Berenice Cardoso, Henrique Augusto Cristofoli, Fábio Inácio de Souza, Francisco Braga dos Santos Neto e Éverson da Silva Pires.

Comentários