O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • João Ávila

    Bom cozinheiro não é aquele que faz um coq au vin, ensopado de vitela à provençal ou rosbife com molho tártaro. Bom mesmo é quem transforma ovo frito num banquete e descobre, nos cantinhos da dispensa, o que pode ser feito para a receita do dia. Foi assim que o jornalista João Ávila, editor de política do Jornal NH, descobriu o gosto pela cozinha. Para ele, vale aquilo que cai no gosto das pessoas. Não dispensa uma carne de panela e se inspira na situação do País para fazer o que mais gosta: um revirado. Então, boa leitura (e bom apetite).

Conteúdo de   Blogs#João Ávila :: Só em porções individuais

Camarão na moranga,

13/10/2015 10:50     13/10/2015 10:51

 Há vários anos participo de uma Sexta-Feira Santa diferente. Um grupo de amigos se reúne em São Francisco de Paula, numa casa às margens do Lago São Bernardo, para um almoço partilhado. Cada família leva o seu prato, claro, a base de peixes ou frutos do mar. Enquanto um grupo vai para as trilhas colher macela, outros ficam na cozinha. Só os homens vão para a panela.
 Numa das ocasiões tive a (in) feliz ideia de fazer camarão na moranga. Pronto, mesmo com toda a habilidade culinária que tenho, não posso fazer outro prato. Quando é feita a lista de presença, lá está o meu nome com a indicação: camarão na moranga.
 Eita pratinho difícil, não de fazer, mas de controlar. No grupo sempre tem aquele que não come disto, não come daquilo, mas quando está na mesa, cai de beiço e não se importa quantos vêm depois dele. Resultado: falta o tal camarão. Comecei com uma moranga das grandes, passei para duas, para três e... Bem, neste ano fiz diferente. Dois dias antes do encontro perguntei: - Preciso saber exatamente quantas pessoas vão. Me responderam 37. Fui no mercado e comprei 37 moranguinhas, daquelas verdes, pequenas. E fiz uma para cada pessoa. Resultado: todos provaram.

Camarão na Moranga
Ingredientes

1 quilo de camarão médio
5 cebolas
5 tomates
4 dentes de alho
sal a gosto
tempero verde a gosto
azeite de Oliva
uma dúzia de morangas (das verdinhas pequenas)

Para quem quiser molho branco

1 lata de creme de leite sem soro
300 g de requeijão cremoso

Preparo

Em uma panela com água, coloque o camarão pra aquecer até descongelar. Reserve.
Coloque um fio de azeite de oliva na panela para aquecer, depois a cebola e o alho. É preciso cuidar para não queimar. Acrescente o tomate e o sal e deixe no fogo até formar o molho. Se preciso, acrescente água aos poucos. Quando estiver pronto, coloque o tempero verde e deixe mais alguns minutos. Se a opção for pelo molho branco, acrescente o creme de leite e o requeijão e mexa até ficar homogêneo. Junte o camarão, mas cuidado para não cozinhar demais. Enquanto o molho é feito, retire, uma a uma, “as tampas” e as sementes das morangas. Coloque uma pitada de sal em cada uma. Com o molho pronto, despeje-o nas morangas e coloque a tampa. Leve ao forno elétrico em 250 ºC sem o dourador. O tempo no forno vai depender muito da moranga. Em média, entre 20 e 30 minutos está pronto. Sirva em porções individuais.

Comentários