O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Conteúdo de   Matérias :: Três receitas dos bolinhos que viraram mania nacional

Delícias festivas

25/09/2015     14h16

 Eles são deliciosos, fofinhos e coloridos. Não há quem resita. Feitos com massas apetitosas e coberturas fartas, os cupcakes, minibolos de origem inglesa que ganhou fama nos Estados Unidos, conquistam cada vez mais o paladar e o coração dos brasileiros. O sucesso deles é tanto, que já se transformaram em opção cool de presente e substituem até os tradicionais doces e bem-casados dos casamentos, tanto quanto o clássico bolo confeitado dos aniversários. Inspirado nessa tendência, o Gourmet comemora sua 15ª edição com três receitas lindas e deliciosas desses bolinhos e suas versões mais famosas, os popcakes e ice cakes. “Os cupcakes são um sucesso, acho que é uma tendência que veio para ficar”, acredita Cassiana Görgen, responsável pelas criações da Camih, em Novo Hamburgo. Além do sabor, o grande trunfo dos cupcakes é a versatilidade, já que permite uma infinidade de combinações entre massas, recheios e coberturas. “Pelo que vejo, as pessoas realmente preferem os sabores clássicos, como o chocolate. E acho que vale investir em coberturas mais saborosas, feitas com produtos naturais e menos carregadas em corantes artificiais”, comenta Cassi. Confira três receitas – uma de cupcake tradicional, outra de popcake e mais uma de icecake (com cobertura de sorvete) e componha mesas mais bonitas e criativas para festas de qualquer tipo.


Cupcake de chocolate com doce de leite
Para 10 unidades



Ingredientes

120 g de manteiga em temperatura ambiente
120 g de açúcar
50 g de doce de leite
1 ovo
120 g de chocolate meio amargo em pó
85 ml de leite integral
1 colher de chá de fermento em pó
150 g de farinha de trigo peneirada
12 forminhas de cupcake
1 forma para colocar os bolinhos
1 bico de confeiteiro da sua preferência
1 cortador para rechear (opcional)
300 g de chocolate em barra picado meio amargo
150 g de creme de leite com soro ou chantili

Preparo
Misture e farinha e o fermento e reserve. Bata na batedeira o açúcar e a manteiga. Acrescente o ovo e siga batendo até formar um creme. No liquidificador ou mixer, bata o chocolate e o leite. Integre a mistura ao creme pronto e mexa. Vá acrescentando a farinha e o fermento e bata até ficar homogêneo. Recheie 2/3 das forminhas com a massa e leve ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 25 minutos ou até ficar dourado (vale lembrar que os fornos são bem diferentes uns dos outros, por isso o tempo de assar pode variar um pouco). Deixe os bolinhos esfriarem sobre uma grelha para não "suarem"embaixo, depois corte o centro, recheie com doce de leite e cubra com a parte do bolinho que foi cortada, formando uma tampinha. Para a ganache, derreta o chocolate em banho maria e misture ao creme de leite ou chantili, se preferir uma cobertura mais encorpada. Com o bico de confeiteiro, cubra os cupcakes com a ganache e acrescente coco ralado.

Popcake de baunilha com cobertura de chocolate 
Para 15 unidades




Ingredientes

300 g de açúcar
3 ovos
150 g de manteiga em temperatura ambiente
330 g de farinha de trigo
1 xícara de leite
½ colher (sopa) de fermento
½ colher (chá) de sal
2 colheres de essência de baunilha
150 g de leite condensado
100 g de chocolate em pó
confeitos coloridos
palitos para espetar

Preparo
Para a massa, misture a farinha, o fermento e o sal. Na batedeira, junte a manteiga, o açúcar, os ovos e a baunilha. Acrescente o leite e a farinha com o sal e o fermento. Depois de bater tudo, asse a massa em forno baixo, 120º C, em uma forma retangular por cerca de 20 minutos. Tire do forno, deixe o bolo esfriar e, com as mãos, esfarele o bolo. Para o brigadeiro que vai envolver os pop cakes, misture o leite condensado e o chocolate em pó e mexa sem parar até encorpar um pouco. Tire o bolo do forno, deixe esfriar e, com as mãos, esfarele o bolo. Em seguida, misture metade do brigadeiro com o bolo e faça bolinhas de até 4 g. Espete-as nos palitos e passe as bolinhas no restante do brigadeiro derretido. Despeje os confeitos sobre a cobertura, deixe esfriar e leve os bolinhos ao freezer por 30 minutos até endurecer.

Icecake de paçoca com sorvete e calda de morango
Para 10 cupcakes



Ingredientes

50g de manteiga derretida e fria
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de cardamomo moído
1 ovo
¼ de xícara (chá) de leite
¼ de xícara (chá) de café forte e frio  
2 paçocas “rolha”
100 g de morangos
400 ml de sorvete de flocos
ganache de chocolate (vide a primeira receita)

Preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel para cupcakes em uma forma. Pode fazer também em uma forma de bolo inglês, untada e polvilhada com farinha de trigo. Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o cardamomo e o fermento. Em outro recipiente, misture o ovo, o leite, o café e a manteiga derretida. Despeje essa mistura sobre a mistura de farinha e mexa com uma espátula para incorporar os ingredientes. Esfarele as duas paçoquinhas restantes sobre a massa – não precisa misturar. Distribua a massa entre as forminhas (devem ficar cheias até uns 3/4 da capacidade). Coloque um pouco da cobertura sobre a massa, a seu gosto. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até um palito sair seco quando espetado na massa. Retire da forma e deixe esfriar. Para a calda de morango, pique as frutas e misture com açúcar e um pouco de água. Leve ao fogo baixo até que vire uma calda espessa. Para montar, coloque uma bola de sorvete de flocos, adicione a ganache da primeira receita e a calda de morango fria por cima.

Comentários