O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Eduardo Dornelles

    Programador, gamer e adora experimentar receitas novas na cozinha, saudáveis ou não.

Conteúdo de   Blogs#Eduardo Dornelles :: Releitura dos almoços de domingo

Risoto de gorgonzola e pera

19/08/2015 13:39     16/09/2015 08:39

 Gosto muito de risotos. Além de ser um prato fácil de fazer, me remete aos almoços de domingo em família na casa da minha avó na minha infância. O risoto que ela mais preparava era o de frango, bem tradicional, com um toque mais brasileiro que propriamente italiano.
O prato combina muito bem com uma noite de inverno e uma boa taça de vinho tinto seco. Geralmente faço como entrada bruschettas de tomate e manjericão. De sobremesa, uma panna cotta de doce de leite com chantili. Mas esses dois ficam pra um próximo post.

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo
1 ½ litro de caldo de legumes
2 alhos poró picados
300 g de peito de frango (opcional)
200 g de queijo gorgonzola
1 cebola grande picada
½ xícara de vinho branco
3 peras cortadas em cubos médios, sem sementes, com ou sem casca
4 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de azeite de oliva
sal a gosto

 Preparo

 Regue as peras com o mel, coloque em uma forma ou refratário, e leve ao forno por 15-20 minutos, virando os pedaços na metade do tempo. Retire do forno e reserve.
 Se for utilizar frango, corte-o em cubos pequenos, tempere a seu gosto e refogue em azeite de oliva até dourar. Reserve.
 Esquente o caldo de legumes. Em uma panela adicione 1 colher de manteiga e o azeite, e refogue a cebola e olho poró até que fiquem macios. Adicione o arroz e mexa por 1 minuto sem parar, para que não grude na panela.
 Coloque o vinho branco e mexa por mais 1 minuto. O vinho faz o arroz liberar mais amido e vai deixar seu risoto mais cremoso. Já utilizei a mesma quantidade de cachaça também e ficou muito bom. Adicione o frango já refogado.
 Adicione uma concha do caldo de legumes e mexa sempre até o caldo quase secar. Repita esse processo por 15 minutos, até que o arroz esteja al dente. Tempere ao seu gosto e corrija o sal durante esse tempo, mas cuidado porque o próprio caldo pode ter sal e o gorgonzola também.
 Desligue o fogo e ponha 150 gramas de gorgonzola esfarelado, 2/3 das peras e mexa até o queijo derreter. Após, adicione 1 colher de manteiga e misture só até ela derreter completamente.
 Tampe a panela por 2 minutos.
 Ao servir, decore com cubos de gorgonzola e pera. Adicione azeite de oliva a gosto.

 Bom apetite!!

Comentários