O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Conteúdo de   Bebericar :: Sete dicas para aproveitar melhor a sua

Dia Internacional da Cerveja

Descubra o melhor copo, como armazenar, como gelar mais rápido e outros truques dignos de mestre- cervejeiro

07/08/2015     15h25

 


1 – Gelada demais?
Motivo de discussão entre os especialistas e os adoradores da bebida, a temperatura da cerveja pode fazer toda a diferença no resultado final. Embora seja importante salientar que mesmo as Pilsens, as cervejas que devem ser consumidas mais geladas, começam a perder sabor quando estão abaixo de4°C. Ainda, as bebidas excessivamente geladas amortecem as papilas gustativas e isso influencia no sabor. Ou seja, por mais refrescante que a cerveja esteja em um dia de sol, não se estará apreciando o líquido na sua melhor forma. As cervejas mais encorpadas, como as trapistas por exemplo, devem estar por volta de 14°C, contraindicada então para dias quentes ou ambientes sem ar-condicionado!

2 – Gelando rápido
Churrasco ou reuniãozinha de última hora são comuns e sempre muito bem-vindas. Só não dá para vacilar e deixar a cerveja quente. Existe um artifício, que é bastante conhecido, para a cerveja gelar rápido: Para cada saco de gelo, use 2 litros de água, ½ kg de sal e ½ garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais para derreter) e por uma reação química, o álcool retira calor. Em três minutos a cerveja já está geladinha. Mas ATENÇÃO. Nunca utilize álcool de eucalipto porque se a lata não for lavada, você terá a impressão de que está bebendo desinfetante.

3 - A escolha do copo é importante?
Independente do tipo da cerveja, é importante que o copo seja, ante de tudo, incolor e transparente. Só assim é possível observar a coloração e a formação de espuma da bebida. O formato também faz diferença de acordo com o tipo da cerveja e, se bem escolhido, tende a potencializar suas características. Apesar de existirem modelos ideais para cada rótulo algumas regras gerais podem ser seguidas:

– cervejas leves podem ser bebidas em copos tipo tulipa ou em taças com “pezinho” — ele impede que o calor da mão esquente o líquido;
– os exemplares mais aromáticos devem ser degustados em copos com bojo largo, que favorecem o desenvolvimento dos aromas;
– cervejas weiss têm alta carbonatação, grande formação de espuma e um fermento que fica no fundo da garrafa e que deve ser misturado à cerveja. Por isso, se faz necessário usar aqueles copos compridos e mais largos no topo, que comportam 500 mililitros, chamados de weizen;
– copos americanos são úteis para beber cervejas leves bem geladas. Como é pequeno, o consumo do líquido é rápido e não dá tempo da bebida esquentar, mesmo com o calor das mãos;
– as de tipo champenoise, feitas com um método de fermentação semelhante ao do champanhe, devem ser bebidas nas taças indicadas para esta bebida.

4 - Onde guardar?
Diferente do vinho, quanto mais rápido a cerveja for consumida, melhor. Então, armazenar não é muito aconselhado. De qualquer forma, para guardar garrafas e latas, o melhor é mesmo a geladeira, ou, ao menos, um ambiente fresco e protegido do sol, e em pé. Ainda se tem um pouco de ar residual na garrafa e o oxigênio é prejudicial à cerveja, pois causa o envelhecimento do líquido. A garrafa em pé diminui o contato com o ar. Mas hoje a maioria das cervejarias trabalham com o mínimo de oxigeno residual, o que diminui a diferença entre uma e outra posição para armazenar e gelar.

5 - Latinha x garrafa
O processo de produção da bebida é igual. O que existe é uma pequena diferença de resistência da garrafa de vidro, que acaba retendo mais gás carbônico, mas isso é imperceptível ao paladar.

6 - As mais refrescantes?
As cervejas do tipo lager, em especial as pilsens são as mais indicadas. As pilsens tchecas, por exemplo, são extremamente refrescantes (como já disse sobre a Czechvar). Ainda, outras opções, como as bières blanches (feitas de trigo) são excelentes pedidas para o calor. As cervejas de trigo da Alemanha também são bem refrescantes e as lambic, com frutas, também podem ser boa opção de aperitivo em dias quentes.

7 - Drink com cerveja?
A Michelada, drink popular no México, é feita de limão, um pouco de sal (tem quem coloque pimenta chili também) na borda do copo, cubos de gelo, e cerveja pilsen. Há variações da bebida em outros pontos da América Latina, que pode levar suco de tomate e outros temperos. Nos EUA, também é possível encontrar variações de margaritas feitas com cerveja, assim como no Brasil alguns bares já se arriscaram a oferecer caipirinha de cerveja – o resultado é um refresco de cevada, com sabor diluído e “temperado” pelo limão.

Um brinde!

Comentários