O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • João Ávila

    Bom cozinheiro não é aquele que faz um coq au vin, ensopado de vitela à provençal ou rosbife com molho tártaro. Bom mesmo é quem transforma ovo frito num banquete e descobre, nos cantinhos da dispensa, o que pode ser feito para a receita do dia. Foi assim que o jornalista João Ávila, editor de política do Jornal NH, descobriu o gosto pela cozinha. Para ele, vale aquilo que cai no gosto das pessoas. Não dispensa uma carne de panela e se inspira na situação do País para fazer o que mais gosta: um revirado. Então, boa leitura (e bom apetite).

Conteúdo de   Blogs#João Ávila :: A receita nada secreta

Caldo de batata

Perfeito para os dias frios

15/07/2015 13:38     15/07/2015 17:41

O ano era 2004 e a região comemorava, no dia 25 de julho, os 180 anos da imigração alemã. As atividades de Novo Hamburgo foram especiais e tiveram um lançamento na Fundação Scheffel, em Hamburgo Velho, onde a cidade nasceu. O protocolo, além da divulgação das atividades, previa a degustação de alguns pratos típicos. E uma entrada me chamou a atenção: um caldo de batatas. Servido em copos, caiu no gosto dos convidados. Cheguei no responsável pelo serviço e pedi a receita. Claro, como se tratava de um negócio, ele se esquivou e não contou como fazia. Só que eu não desisto fácil e criei o meu próprio caldo de batatas. Cai bem nestes dias frios e pode ser uma excelente homenagem aos 190 anos da imigração, que vamos comemorar neste dia 25 de julho.
 

Quem já provou, aprovou!

Ingredientes
 
* 1 kg de batata inglesa (a rosa, de preferência)
* 1 cebola
* 1 dente de alho
* 200 g de bacon
* tempero verde a gosto
* sal a gosto

Preparo
 
* Corte a batata, a cebola e o alho e leve todos juntos ao fogo em panela com água. Deixe ferver até que a batata esteja bem cozida e reserve até esfriar.
* Leve ao liquidificador com um pouco de água. Devolva ela, já liquidificada, à panela. Acrescente o sal e deixe ferver.
* Corte o bacon em cubos pequenos e leve ao fogo numa frigideira, até que fiquem bem sequinhos.
 * Sirva o caldo em canecas ou copos. Acrescente uma colher de bacon e um pouco de tempero.
 
Está feita a entrada!
Bom apetite!

Comentários