O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • Joo vila

    Bom cozinheiro no aquele que faz um coq au vin, ensopado de vitela provenal ou rosbife com molho trtaro. Bom mesmo quem transforma ovo frito num banquete e descobre, nos cantinhos da dispensa, o que pode ser feito para a receita do dia. Foi assim que o jornalista Joo vila, editor de poltica do Jornal NH, descobriu o gosto pela cozinha. Para ele, vale aquilo que cai no gosto das pessoas. No dispensa uma carne de panela e se inspira na situao do Pas para fazer o que mais gosta: um revirado. Ento, boa leitura (e bom apetite).

Contedo de   Blogs#Joo vila :: Virou sopa

Cozinhou demais

Cozinhou demais, virou sopa.

01/07/2015 12:19     01/07/2015 12:27

Nossa culinária tem o aipim como primoroso acompanhamento. Cai bem num churrasco, especialmente quando a costela é gorda, ou com uma carne de panela. Junto com uma costelinha de porco, então, nem se fala. Não raras vezes chega à mesa coberto por uma farinha de mandioca torrada no óleo de soja. Isto quando fica o tempo certo no fogo.

Numa destas estava preparando um aipim cozido. Na outra panela, a costelinha de porco. Só que esqueci de apagar o fogo e o aipim virou quase um purê.

Só que, sem se falando de cozinha, nada se desperdiça, tudo se aproveita. E foi assim que nasceu o caldo (ou sopa de aipim). Mas, ao consumir, tome cuidado para não queimar a língua.


Caldo de Aipim (Sopa de aipim)

1 quilo de aipim descascado
300 gramas de linguiça calabresa ou bacon
Tempero verde
Sal

Modo de fazer

Cozinhe o aipim até ele ficar no ponto. Deixe esfriar.
Corte o bacon (ou a calabresa) em cubos e frite até que os pedaços fiquem bem sequinhos. Reserve
Pegue o aipim já frio, tire o fiapo e leve ao liquidificador com um pouco de água fria. Bata até ficar uma pasta. Leve de volta à panela e ferva por alguns minutos. Coloque sal a gosto
Sirva quente em tigelas. Acrescente o bacon ou linguiça e um pouco de tempero verde.

DICA: Uma taça de vinho é boa companhia.

Bom apetite!

Comentários