O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar
  • João Ávila

    Bom cozinheiro não é aquele que faz um coq au vin, ensopado de vitela à provençal ou rosbife com molho tártaro. Bom mesmo é quem transforma ovo frito num banquete e descobre, nos cantinhos da dispensa, o que pode ser feito para a receita do dia. Foi assim que o jornalista João Ávila, editor de política do Jornal NH, descobriu o gosto pela cozinha. Para ele, vale aquilo que cai no gosto das pessoas. Não dispensa uma carne de panela e se inspira na situação do País para fazer o que mais gosta: um revirado. Então, boa leitura (e bom apetite).

Conteúdo de   Blogs#João Ávila :: 

O Mateus é baratinho, custou só uma batata

17/06/2015     17h57

Churrasco lá em casa e duas presenças eram aguardadas com expectativa: o Vinícius e o Mateus, nossos netos do coração, iriam nos conhecer. A escolha do prato foi pela universalidade. Afinal, são poucos nesta terra que rejeitam uma boa carne assada na churrasqueira. O acompanhamento é o de sempre: arroz branco, uma salada de batatas (a maionese, para nós) e uma salada verde.

Mas como gosto de invenções – ou de experimentar o que já vi por aí – peguei uma batata inglesa na dispensa. Daquelas grandes. Coloquei no espeto e levei ao fogo junto com a costela. Fui virando aos poucos, até ver que estava pronto. Levei à mesa no mesmo instante em que o Mateus chegou. Ele olhou para mim, para o pai dele, para a mesa e não disse nada. Pegou um garfo e devorou aquela batata. Só depois é que me disse "oi".

E foi assim que conquistei o guri. E nem foi tão difícil . Afinal, ele é baratinho, custou só uma batata...


Batata Inglesa assada

Ingredientes: Batata inglesa (quantas quiser)
Modo de preparo: Na churrasqueira, espete as batatas num espeto fino. Junto com o churrasco, leve ao fogo e vá virando aos poucos. Preste atenção no ponto. A casca fica dourada. Leve à mesa e tempere com sal. Um excelente acompanhamento para o churrasco.
Para assar no forno, a 250 graus, é só colocar em uma bandeja. Eventualmente ligar o dourador. Com um garfo dá para ver quando está pronta.

Comentários