O site do Gourmet trabalha com tecnologias recentes e seu browser pode não suportar todos os recursos.
Sugerimos que atualize a versão do seu navegador para ter acesso a todo o site.
Fechar esta notificação
Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar

Conteúdo de   Matérias :: Substituindo

Sal e açúcar

28/05/2015     14h36

Que a comida não tem graça sem um bom tempero, todo mundo sabe. Mas abusar do sal, item mais utilizado para dar sabor à comida, pode ocasionar retenção de líquido e danos graves à saúde como hipertensão. Já o açúcar em excesso pode levar à obesidade e, consequentemente, à doenças crônicas como o diabetes tipo 2. Que tal trocar o sal por temperos funcionais e o açúcar por caldas de frutas? Além de sabor, eles trazem benefícios ao organismo a longo prazo. A pedido do Gourmet, a nutricionista Fabiana Kirsch, de novo Hamburgo, elaborou duas receitas para substituir sal e açúcar em pratos salgados e docees:

 

Substituindo o sal:
1 cebola pequena
3 dentes de alho
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 pitada de pimenta do reino
Salsa, cebolinha, manjericão, orégano, sálvia e alecrim a gosto.

Bata tudo no liquidificador, armazene em um pote com tampa e mantenha na geladeira. Dura dois meses e pode ser utilizado em carnes, molhos, sopas e etc. O mix oferece propriedades funcionais anti-inflamatórias, antioxidantes, estimulantes da digestão e ação antimicrobiana.

 

 

 


Substituindo o açúcar:
3 xícaras (chá) de morangos
1 xícara de chá de amora
1 xícara de chá de mirtilo
1 colher de sopa de pectina em pó
½ colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de Stevia (adoçante natural)
2 colheres de sopa de chia

Coloque as frutas lavadas em uma panela e adicione a pectina, o suco e o adoçante. Mexa em fogo baixo até engrossar. Pronta a calda, adicione 2 colheres de sopa de chia. Pode ficar até duas semanas na geladeira e ser utilizada em panquecas, bolos e pães caseiros. As frutas vermelhas são ricas em flavonoides que neutralizam a ação dos radicais livres, danosos ao organismo, e a chia oferece ômega 3.

Comentários