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Conteúdo de   Matérias :: O poder dos grãos

Um conselho de qualquer nutricionista

Manter uma alimentação rica em grãos é o conselho de qualquer nutricionista para quem busca uma dieta balanceada e boa funcionalidade do organismo

27/05/2015     14h28

Manter uma alimentação rica em grãos é o conselho de qualquer nutricionista para quem busca uma dieta balanceada e boa funcionalidade do organismo. Alguns ajudam na perda de peso, outros na regulação do sistema gástrico e muitas outras vantagens. Mas em quais casos eles são indicados ou devem ser evitados? A nutricionista Marlise Potrick Stefani, da Nutritécnica, em São Leopoldo, esclarece dúvidas sobre consumo, quantidade ideal e contraindicações de alguns grãos.

 

1. Linhaça
Indicada para: Todas as pessoas.
Consumo diário: De 1 colher (sobremesa) a 1 colher (sopa).
Contraindicação: Grávidas, mulheres amamentando e pessoas com intolerância ou alergia à linhaça.
Benefícios à saúde: Regula o intestino, diminui a ansiedade e a inflamação em células de gordura.
Benefícios estéticos: Por ser rica em ômega-3, ajuda a reduzir a celulite.


2. Feijão-branco

Indicado para: Quem quer emagrecer e regular o intestino.
Consumo diário ideal: 1 colher (chá).
Contraindicação: Quem possui algum distúrbio gástrico.
Benefícios à saúde: Sensação de saciedade e regulação do intestino.
Benefícios estéticos: Ajuda a melhorar o aspecto da pele.

 

 

3. Quinoa
Indicada para: Todas as pessoas.
Consumo diário ideal: 2 colheres (sopa).
Contraindicação: Pessoas alérgicas ou com intolerância ao alimento.
Benefícios à saúde: Regula a glicemia, diminui os sintomas da TPM e as crises de enxaqueca.
Benefícios estéticos: Recupera a elasticidade da pele.

 

4. Amaranto

Indicado para: Quem não consome proteína. Boa opção para quem tem intolerância ao glúten.
Consumo diário: 1 colher (sopa).
Contraindicação: Não tem.
Benefícios à saúde: Reduz o nível de colesterol no sangue. Rico em cálcio, fortalece os ossos.
Benefícios estéticos: Combate o envelhecimento precoce da pele.

 


5. Chia
Indicada para: Todas as pessoas.
Consumo diário: 2 colheres (sopa).
Contraindicação: Não tem. Mas, por ser um alimento novo, observe se há alterações na digestão.

 

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